Você conhece o Índice de Desigualdade de Gênero do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas? A pesquisa rankeia os países do mundo conforme a igualdade de gênero levando em conta os seguintes critérios: taxa de morte materna (mortes decorrentes por conta de gravidez, parto ou pós-parto), taxa de adolescentes grávidas, porcentagem de mulheres em cargos do governo, porcentagem da população (comparação entre homens e mulheres) que cursou o ensino médio e porcentagem da população trabalhadora.

Esses pontos são os que determinam se um país tem mais ou menos igualdade de gênero. E, na lista, o Brasil não ficou muito bem colocado. Dos 155 países analisados com os dados de 2014, ele ocupou a 75ª posição, ficando atrás de países como Arábia Saudita (39), Cazaquistão (56), Irã (69) e Sri Lanka (73). Na América do Sul, ficamos atrás da Argentina (40), Chile (42), Uruguai (52) e Venezuela (71).

Já os cinco países mais bem colocados no ranking são todos de “primeiro mundo” e, em sua maioria, europeus. Conheça:

  1. Noruega – país escandinavo cuja capital é Oslo
    lofoten-islands-norway-590x395

    Créditos: Visual Hunt

     

  2. Austrália – o maior país da Oceania cuja capital é Canberra
    sydney-opera-house-australia-sydney-harbour-vivid-590x394

    Créditos: Visual Hunt

     

    Veja a lista completa aqui.

Rede Catraca Livre

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.