Campanha ‘Calçada Cilada’ mapeia irregularidades em vias públicas

Com informações do Mobilize

Percorrer as ruas de uma grande cidade brasileira é um desafio para quem gosta de aventura: buracos, degraus, postes errados, obstáculos de toda natureza, colocam à prova o bem-estar e vigor físico de milhões de pessoas todos os dias.

Em busca de melhores dias para os pedestres, foi lançada a campanha “Calçada Cilada“, idealizada pelo Instituto Corrida Amiga, com apoio de organizações parceiras. O objetivo da ação, que acontece durante todo o mês de abril, é mapear os problemas de calçadas, avenidas, ruas e praças que, muitas vezes, comprometem o vai e vem do dia a dia.

O objetivo da ação é mapear os problemas de calçadas, avenidas, ruas e praças no Brasil
O objetivo da ação é mapear os problemas de calçadas, avenidas, ruas e praças no Brasil

Para participar, o usuário pode recorrer a fotos e rápidas avaliações acerca da situação das vias públicas. A ideia é registrar o maior número possível de “ciladas” no aplicativo Colab, disponibilizado pelos organizadores da campanha.

Em pouco mais de duas semanas, a iniciativa já está com quase mil denúncias dos quatro cantos do Brasil. As “#ciladas” mais frequentes são calçadas estreitas, esburacadas, irregulares, com degraus e obstruídas.

O intuito é engajar a população em favor de cidades caminháveis e acessíveis, dando os meios para que as pessoas fiscalizem as calçadas com o aplicativo e a hashtag #Cilada.

  • Como participar
  1. Baixe o aplicativo Colab disponível gratuitamente para as plataformas Android e iOS e, no próprio aplicativo, cadastre-se;
  2. Vá em mais (+) -> fiscalize um problema;
  3. Selecione a categoria Pedestres e Ciclistas e a subcategoria correspondente, por ex. Calçada Irregular;
  4. Tire a foto da calçada cilada;
  5. Descreva o problema dessa calçada (MUITO importante: não se esqueça de colocar na descrição a hashtag #cilada);
  6. Confira o endereço da fiscalização e pronto, é só apertar em ‘publicar agora’. A cidade agradece!

*A campanha tem como parceiros as organizações: ANTP, Bike Anjo, Brasília para Pessoas, Mobilize Brasil, Pé de Igualdade, Soluções para Cidades/ ABCP, UCB e Colab. 

  • Leia também: