O Senado aprovou em abril um projeto de lei que define 19 de setembro como o Dia Nacional do Teatro Acessível. Esta vitória só aconteceu graças à Daniela Duarty, moradora de Belém, no Pará, que criou um abaixo-assinado na Change.org exigindo a aprovação. Ela elaborou a mobilização inspirada na história da filha, que é deficiente visual.

Clique para ler a petição: www.change.org/TeatroAcessível

Mãe de Estefany, que tem 11 anos e é cega, Daniela relata no abaixo-assinado a experiência emocionante de ir com sua filha pela primeira vez em uma peça de teatro com audiodescrição. A vitória da campanha é um marco histórico para o acesso de pessoas com deficiência à cultura no Brasil.

Créditos: Daniela Duarty/Facebook

Daniela e sua filha, Estefany: mãe abraçou campanha por teatro com acessibilidade para pessoas com deficiência 

"É fundamental que mais peças de teatro sejam acessíveis. Imagina como seria se realmente todas as pessoas - com ou sem deficiência - pudessem usufruir do teatro?", contou Daniela na mobilização.

Em conjunto com a organização não-governamental Escola de Gente e com o apoio de artistas como Tatá Werneck e Tiago Abravanel, a mãe de Estefany abraçou a campanha pelos espetáculos acessíveis para todas as pessoas com deficiência. Agora, falta só a assinatura do presidente da República para que a lei entre em vigor.

A petição atingiu mais de 20 mil assinaturas e foi iniciada em 2015. Ela sensibilizou muitas pessoas com deficiência, que defenderam nos comentários o acesso à cultura para todos, como contou Claudemir Chini. "Sou deficiente e sei muito bem o que é viver sem acessibilidade", desabafou.

Assim, a criação do dia comemorativo com foco na acessibilidade para pessoas com deficiência vai permitir que práticas inclusivas, como audiodescrição, legendagem, intérprete de Libras e reserva de lugares, se tornem cada vez mais comuns em shows, peças de teatro, apresentações e performances.

Créditos: Mariana Galvão/Escola de Gente

Escola de Gente: campanha "Teatro Acessível" começou em 2011

Imagem Autor

O site para você mudar o que quiser. Mais de 180 milhões de pessoas fazendo a diferença em 196 países — quase 10 milhões no Brasil.

+ posts do autor

Rede Catraca Livre

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.