Paralisou? Saiba como conseguir reembolso da passagem do Metrô e da CPTM

Se você é usuário do transporte público sobre trilhos em São Paulo, saiba que em casos de paralisações das linhas ou falhas é possível conseguir reembolso da passagem do Metrô ou da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Isso mesmo!

No dia da ocorrência, peça o reembolso ao supervisor da estação antes de sair pela catraca. Ou, se ele não conceder, vá até a ouvidoria. É importante anotar o horário em que entrou na estação, horário da falha, número do trem e saber o nome do supervisor da estação para falar com a ouvidoria.

Consiga o valor da passagem caso tenha passado sufoco ao embarcar
Consiga o valor da passagem caso tenha passado sufoco ao embarcar

O reembolso vai depender da gravidade do problema pelo qual a linha passou no momento. De acordo com o Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), em nota ao G1, o retorno do valor da passagem também deve acontecer quando a composição está cheia e você não consegue embarcar.

Além disso, o Metrô disponibiliza uma declaração de ocorrências. Quando acontecer, clique aqui para imprimir a sua.