Sob gestão Doria, Marginais têm aumento na lentidão

CET diz é preciso realizar estudos para entender esses dados

Nos três primeiros meses da gestão João Doria (PSDB), a lentidão do trânsito teve aumento significativo na marginal Tietê e leve alta na marginal Pinheiros nos horários de pico. Uma reportagem de Júlia Barbon publicada nesta quinta-feira (18) no jornal Folha de S. Paulo revela que, em outros pontos da cidade, a média de congestionamentos diminuiu.

Os dados são da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e consideram a soma das médias de engarrafamento de janeiro a março deste ano, nos horário de pico da manhã e da tarde.

Pelas medições apresentadas, houve uma piora de 75% no trânsito de manhã e de 14% à tarde na marginal Tietê. Já na Pinheiros, a variação foi de 4% e 0,5%, respectivamente. Na capital, a média de vias congestionadas caiu 10% no rush da manhã e 36% no da tarde no primeiro trimestre do ano, ante igual período de 2016.

Marginais têm trânsito mais lento sob a gestão Doria
Créditos: Getty Images
Marginais têm trânsito mais lento sob a gestão Doria

Em 25 de janeiro deste ano, o prefeito aumentou as velocidades nas marginais de 70km/h para 90km/h (pista expressa), de 60 km/h para 70 km/h (central), e 50 km/h para 60 km/h (local).

A CET diz que realiza estudos para entender os dados, mas afirma que ainda não é possível tirar conclusões.

Em entrevista à Folha, Horácio Figueira, mestre em engenharia de transportes pela USP, diz que a maior quantidade de interferências, como acidentes, carros quebrados e até enchentes pode atrapalhar o trânsito. “Qualquer fator desses pode atrapalhar, porque você tira uma faixa de circulação.”

Ele diz também que o limite de velocidade mais alto tem potencial para piorar as filas em uma via. “A pessoa corre e para, não dá fluxo, e isso gera uma onda de trânsito.” Leia a reportagem na íntegra aqui.

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