Novembro é o mês mais aguardo pelos consumidores por causa da Black Friday, data em que acontece a maior promoção do comércio varejista, que este ano será no dia 24.

A data também é uma ótima oportunidade para quem está planejando viajar, já que muitas empresas oferecem passagens aéreas, pacotes de viagem, hospedagem e aluguel de carro com ótimos descontos.

Créditos: Prykhodov/iStock

Em 2016, os valores das passagens aéreas oscilaram ao longo do mês da Black Friday

Mas como é bom ficar atento para não cair em pegadinhas, principalmente quando o assunto é passagens aéreas. De acordo com a Kayak, aos valores dos bilhetes costuma oscilar ao longo do mês.

Em 2016, por exemplo, muitas companhias baixaram os preços ao longo de todo o mês de novembro e algumas passagens tiveram descontos ainda maiores na data. Os preços também variaram muito na semana seguinte.

Confira no quadro abaixo a oscilação de preços de voo para os dez destinos procurados pelos brasileiros no ano passado:

Créditos: Reprodução

Em 2016, os valores das passagens aéreas oscilaram muito ao longo do mês de novembro

Conforme a tabela demonstra, apesar de vários destinos apresentarem os melhores preços na semana da Black Friday, há exceções: as passagens para Los Angeles estavam mais baratas no começo de novembro, ao passo que para o Rio de Janeiro e para Miami compensava mais esperar o final do mês, pós Black Friday, para comprar. Por isso, é importante estar atento aos preços durante este mês.

No Kayak, é possível ativar um alerta de preços para diversos destinos. Sempre que as passagens estiverem mais baratas de escolha a plataforma notifico usuário.

Cuidado: Golpe no Facebook promete passagens aéreas de graça