Foto é censurada e gera protestos nas redes sociais

A capa de um álbum gerou discussões sobre a liberdade de corpos naturais

A estudante de arte Mica Bohannon, University Bournemouth, do Reino Unidos, jamais imaginou que se trabalho de conclusão de curso iria ganhar notoriedade mundial – e por um motivo ruim.
Como conclusão de um curso, ela apresentou a foto de uma mulher amamentando. Mas acabou censurada pelo Facbeook, gerando protestos mundiais.
O motivo não foi só os seios da mãe: mas o bumbum do bebê.

Mica Bohannon

Mais um caso neste ano de censura. “Um ser meio amargo denunciou essa ILUSTRAÇÃO como imprópria, e o FB bloqueou todas essas imagens do meu perfil sob pena de excluir minha conta se eu não as retirasse”, escreveu na rede social Simone Mazzer, a cantora do álbum ilustrado com a imagem descrita.

A artista Isabel Chavarri
Mica Bohannon

A mulher que aparece no desenho é a artista burlesca Isabel Chavarri. “Se tem gente incomodada com um desenho onde nada tem ligação com o erotismo, é sinal de que precisamos falar sobre isso”, disse a performer ao site Extra, negando que a imagem seja erótica.

Simone explicou também que, primeiro, foram feitas fotos da artista e das crianças separadamente, tudo seguindo protocolos burocráticos. E que apenas no desenho as imagens foram unidas.

Ambas também relataram ao mesmo jornal que já lidaram com o preconceito por causa de seus corpos, que seriam fora dos padrões estabelecidos pela sociedade.

Diante da censura, Simone conclamou os seus seguidores a respostarem a imagem, que foi liberada pelo Facebook após a repercussão do caso.

“É uma ilustração linda e leve”, escreveu a cantora. “É arte”.

  • Leia também: