Pesquisadores identificam três tipos de pessoas que tiram selfies

Quem nunca tirou nem mesmo uma única selfie que atire a primeira pedra. E é por isso mesmo que esse tipo de foto é um assunto muito interessante para cientistas de diversas áreas.

Um estudo realizado na Brigham Young University procurou identificar os diversos fatores que levam as pessoas a tirarem fotos de si mesmas. Os 46 participantes tiveram que avaliar diversos possíveis motivos pelos quais alguém poderia tirar uma selfie, e as respostas deles levaram os pesquisadores a identificar três perfis básicos de pessoas nas redes sociais. Os resultados foram publicados no periódico Visual Communication Quarterly.

O primeiro grupo é o dos comunicadores. Eles costumam usar as selfies como uma maneira de se conectarem com seus seguidores e iniciarem um diálogo. Como quando alguém publica fotos relacionadas a cidadania, fazendo outras pessoas a repensarem as suas atitudes e compartilharem os seus pensamentos nos comentários. Um exemplo é esta selfie de Bella Thorne, que mostrou seu rosto sem maquiagem defendendo que ninguém deve ter vergonha da sua aparência por causa da acne:

O segundo grupo é dos autobiógrafos. Eles usam as selfies como uma maneira de documentarem as suas vidas. Apesar de compartilharem suas fotos com o público, não ligam muito para engajamento, como fazem os comunicadores. E ao contrário do próximo grupo, eles também não compartilham apenas selfies super polidas, aperfeiçoadas e editadas.

Por fim, o terceiro grupo é o dos self-publicistsou seja, daqueles que estão focados em se promoverem socialmente. Apesar de ser comum a crença de que as selfies são sintomas de egos grandes, os pesquisadores afirmam que os self-publicists são os mais raros. Eles amam documentar as suas vidas, mas querem se apresentar sempre de maneira positiva.

Conseguiu identificar os três tipos no seu feed?