A natureza alegórica e fora do comum de Simen Johan

Por: Catraca Livre

Há um outro mundo para os animais e paisagens do artista Simen Johan, da série “Until the Kingdom Comes”, atualmente em exibição na Yossi Milo Gallery, em Nova York. Em uma fotografia de um denso nevoeiro desce sobre uma família de girafas, de seus pescoços, mas todos o resto desaparece nas nuvens. Em outra, pequenos macacos fazem a festa em romãs, o cenário idílico iluminado pela luz do sol nebuloso.

No entanto, essas vinhetas não são fotos da natureza sincero; quase todas as impressões de Johan digitalmente são construídos, colagens sem costura de várias fotografias que são então costuradas juntas para criar imagens fantásticas de animais em ambientes inesperados.

O resultado é uma imensa sensação do estranheza, onde lutamos para diferenciar entre o autêntico e o artificial. Esta é mais fortemente sentido em representação de pássaros melros amarelo-capuz peruanos que habitam um poço de piche em um vulcão islandês. O trabalho assume um tom lúgubre, e até mesmo os pop de cores brilhantes que parecem ameaçadores contra a paisagem sombria.

 
 
 
 
 
 

Veja mais em Marte é para os Fracos

.