Assista o documentário sobre o estádio do Pacaembu

Em 28 de abril de 1940, o Sport Club Corinthians Paulista realizava seu primeiro jogo no Estádio do Pacaembu, em partida contra o Atlético Mineiro. O jogo aconteceu pela Taça Cidade de São Paulo, um dia depois da inauguração do complexo em 27 de abril.

Casa de todos os times de futebol da capital e muitas vezes até do interior, o Pacaembu vive um momento de incertezas quanto a seu futuro e agora se despedirá do clube que mais jogou em seu gramado. Ano passado a Prefeitura chegou anunciar licitação do local por um valor de R$350 milhões, mas o assunto esfriou. A discussão sobre o que acontecerá com o estádio depois que todos os clubes possuírem suas próprios arenas deu origem ao documentário “Pacaembu – O gigante sem dono”, dirigido pelos jornalistas Plácido Berci, Pedro Maues e Vinícius Conde, em 2012.

O filme, com 30 minutos de duração, conta 18 entrevistados – que vão de personalidades como Pelé e Neymar, até a funcionários do complexo – que relembram histórias e opinam sobre o futuro do Pacaembu.

 
 

Considerado como a casa corintiana pela torcida, o local já foi palco de 24 títulos alvinegros, entre eles alguns muito importantes, como a sonhada conquista da Libertadores, em 2012, contra o Boca Juniors. Já os torcedores mais antigos nunca esquecerão a conquista do IV Centenário, em 1954, último título corintiano antes do histórico tabu sem conquistas que assombrou o clube por 23 anos.

Se quiser saber mais sobre a história do tradicional estádio paulistano e refletir sobre opções para o futuro dele,  assista e compartilhe o documentário “Pacaembu – O gigante sem dono”: