Gostar de vegetais, legumes e frutas não é para qualquer um. Para crianças, por exemplo, possuir hábitos alimentares saudáveis é um dos maiores desafios. Por isso, cientistas criaram um aparelho que pode enganar o paladar e mudar o gosto das comidas.

39586E7B00000578-3836228-In_its_current_early_form_the_Taste_Buddy_consists_of_a_2_centim-m-69_1476359894522

Créditos: Divulgação/City University of London

 

O projeto, chamado de Taste Buddy, foi desenvolvido por pesquisadores da City University of London, universidade na Inglaterra. Este consiste em uma barra de dois centímetros que, ao ser colocada sobre a língua, utiliza sinais elétricos para estimular as papilas gustativas a transformar o sabor do alimento.

Para exemplificar como funciona, os criadores utilizaram o brócolis por ser um dos mais rejeitados pelo paladar infantil. Com o dispositivo, o legume passou a ter gosto de chocolate. Já um pedaço de tofu pode ser confundido com o sabor de carne.

extra_large-1476370700-cover-image

Créditos: Divulgação/City University of London

 

A ideia é personalizar mais as opções de sabor, sendo que, no momento, o aparelho apenas transforma os alimentos em doce ou salgado. No caso do gosto doce, a barra aquece e estimula receptores que reagem ao calor. Já do salgado, uma corrente elétrica ativa as papilas.

O Taste Buddy será exibido em uma feira de tecnologia em Birmingham, na Inglaterra em março de 2017.