A evolução de Popplio no game "Pokémon Sun e Moon", para o Nintendo 3DS, está gerando controvérsia entre os fãs do jogo. O motivo é que ele parece ser muito "feminino". E aparentemente isso é ruim.

O pokémon de água é um dos monstrinhos iniciais que podem ser escolhidos pelos jogadores. Após ser evoluído ele se torna Brionne, que têm uma espécie de delineador sobre os olhos e algo que se assemelha a uma saia.

Popplio: jogadores reclamam que mosntrinho não parece ser forte o bastante por sua aparência "feminina" do monstrinho

Créditos: Popplio: jogadores reclamam que mosntrinho não parece ser forte o bastante por sua aparência "feminina" do monstrinho

Brianne: jogadores reclamam que monstrinho não parece ser forte o bastante por sua aparência "feminina"

Isso foi o bastante para que muitos fãs reclamassem na rede. Conforme comentários reunidos pelo site Kotaku, muitos jogadores se dizem "confusos" sobre a aparência feminina do bicho virtual, que pode ser tanto macho ou fêmea dentro do jogo. Eles também reclamam que Brionne não parece ser "forte" o bastante após a evolução de Popplio.

"Eu não sei o que acho do design, eu não consigo entender ele - porque fazer um pokémon inicial tão feminino?" disse o youtuber TheKingNappy em um vídeo de reação. "Eu não entendo."

O pokémon Primarina, evolução final de Popplio.

Créditos: Reprodução

O pokémon Primarina, evolução final de Popplio.

A confusão só aumentou com a evolução final do personagem, que de Brionne se torna Primarina, personagem de aparência ainda mais feminina e que parece uma sereia.

Vale lembrar que diversos outros pokémon têm uma forma que pode ser considerada feminina ou no mínimo andrógina, mesmo sendo machos ou fêmeas. Como o site aponta, é curiosa a reação forte de gamers quando confrontados com a imagem feminina. Fica claro o estigma do gênero, que fica atrelado a fraqueza na cabeça dos jogadores.