Música e protesto: 10 canções em meio a muitas manifestações

Por: Redação
Conheça ou relembre 10 canções nacionais de protesto
Conheça ou relembre 10 canções nacionais de protesto

“Um homem na estrada recomeça sua vida”. Mais um dia de trabalho e esse mesmo homem, condicionado forçosamente à regra do “povo paga caro, ganha pouco: prejuízo”, toma seu ônibus em direção ao ganha pão. No caminho, nem repara nas “milhões de crianças sem lar [que] são frutos de um mal que floriu num país que jamais repartiu.”. Amansou-se. Decide atravessar a catraca para descer no próximo ponto e percebe que lhe faltam R$ 0,20 e uma voz em sua cabeça resolveu se pronunciar. “Quando chegar o momento, esse meu sofrimento, vou cobrar com juros, juro”, pensou o homem que, a partir daquele instante, sentiu uma necessidade ancestral de se manifestar contra o peso de uma vida que não lhe foi dada, mas imposta. Cheia de impostos. Agora, o homem não pensava apenas em si mesmo. Voltou a ver as crianças na rua, desceu do ônibus pela porta da frente e repetiu em alto e bom som: “A gente quer viver todo respeito; a gente quer viver uma nação; a gente quer é ser um cidadão”.

O parágrafo acima foi alimentado com trechos de diferentes canções nacionais com um elemento em comum, a necessidade de protestar. Dentro de contexto, cada canção adota uma bandeira, ideologia e visão de sociedade. Porém, ao ampliar tais músicas à escala nacional, fica evidente o grito por melhorias básicas que ainda constam na lista de promessas pendurada nos “palácios” nacionais. As recentes manifestações pelos Estados do Brasil, por exemplo, reforçam esse grito.

Racionais MC’s, Rincon Sapiência, Planet Hemp, Chico Buarque e Gonzaguinha são, respectivamente, os autores dos versos citados anteriormente. Contudo, há mais vozes. Segue então uma lista com 10 músicas de protesto que o Catraca Livre fez questão de destacar. Entre um acorde e outro, acorde, inspire-se e reflita.

1. Caetano Veloso – “É Proibido Proibir” 
2. Chico Buarque – “Apesar de Você” 
3. Elis Regina – “O Bêbado e o Equilibrista”
4. Geraldo Vandré – “Pra Não Dizer Que Não Falei de Flores”
5. Gonzaguinha – “É”
6. Legião Urbana – “Que País é Esse”
7. Rincon Sapiência – “Transporte Público”
8. Paulinho da Viola – “Amor à Natureza”
9. Planet Hemp – “O Futuro do País”
10. Racionais MC’s – “Homem na Estrada”