Pesquisa aponta que 97% das pessoas consomem streamings de vídeo

Uma pesquisa da Geek Power e IBOPE Inteligência registrou que, em 2017, 97do público utiliza algum serviço de streaming de vídeo. Entre eles, Netflix (91%), YouTube (80%) e HBO Go (13%). Na segunda edição do estudo, em 2014, apenas 68% das pessoas estavam familiarizadas com as plataformas.

Os assinantes de TV paga também estão diminuindo, em 2014, o número era de 73% e agora o número é de 73%. As mais procuradas pelo público são: Net (31%), Sky (16%) e Vivo (10%).

Das 9.471 entrevistas feitas em 2017, os critérios para escolha do streaming variam. Cerca de 76% escolhem pelo preço e 71% pelo catálogo. No entanto, 56% optam por serviços que ofereçam mais lançamentos e conteúdos originais.

 

Em 2017, durante o Seminário Brasil Streaming, a diretora executiva Debora Ivanov ressaltou que a principal barreira que dificulta a aderência dos serviços, é a jurídica. Além da necessidade de garantir isonomia de condições para diferentes players do mercado e valorizar a presença do conteúdo nacional nas plataformas.

Atualmente o Brasil possui cerca de 8 serviços de streamings disponíveis
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Atualmente o Brasil possui cerca de 8 serviços de streamings disponíveis

“Estamos nesse momento abrindo o diálogo para que possamos construir o melhor caminho para o desenvolvimento da atividade no Brasil”, afirmou Ivanov, em julho.

De acordo com dados da ANCINE, o mercado de TV paga se expandiu, a base de assinantes cresceu e o volume de conteúdos nacionais exibidos nos canais superou as cotas em 53%, e na programação infantil superou em 92%.