Um câncer e um estilete, viram amor e inspiração

Por: Catraca Livre

Arte em estilete de Vilma Kano. Suas cicatrizes com o câncer de mama, revertidos em responsabilidade social e filantropia[/img]

Parte do valor arrecadado com a venda das destas obras é destinado a pacientes com câncer de mama. Já foram feitas duas doações diretamente a pacientes do SUS, com o auxílio de uma breve triagem do Instituto do Câncer Dr. Arnaldo – IAVC, SP. “A Instiuição me passa uma pequena lista de pacientes com possíveis problemas financeiros e sorteio em casa quem receberá o dinheiro” explica Vilma Kano, Artista Plástica/Gráfica. Ela conta ainda, que o objetivo é abranger a todos os Hospitais de Câncer de SP, mas precisará atravessar uma barreira, a dos hospitais: Eles se recusam e ainda me tratam com desprezo e até má educação! Parece que estou pedindo dinheiro, não doando.”

Além destas doações em dinheiro já foram feitas mais 4 somente neste ano, entregando no total mais de 2.000 kits com lenços, maquiagem, hidratantes e bijuterias a todos os pacientes do IAVC.

Em sua página na internet, ela exerce com maestria sua dedicação em Responsabilidade Social e seus seguidores tem informações desmistificadoras da doença, curiosidades, arte… Enfim, um conteúdo editorial bastante significativo, interessante e atraente. Seu público não se restringe a pacientes, muito pelo contrário, a abordagem é de prevenção.

Para 2014, a estimativa é de mais de 156 novos casos por dia, segundo dados do INCA. Mais de 6 por hora! Em 2012, 522 mil mulheres morreram por causa do Câncer de Mama no país.