WhatsApp terá sistema de transferência de dinheiro entre usuários

Já imaginou estar conversando com uma empresa (através do WhatsApp Business) onde você quer adquirir um produto e fazer o pagamento ali mesmo, por meio de uma transferência de dinheiro? Essa realidade não está tão distante. Ao que tudo indica, em breve, você poderá fazer seus pagamentos pelo WhatsApp.

O aplicativo que faz parte do dia a dia de mais de 1 bilhão de usuários, já iniciou os testes de um recurso que permite troca de dinheiro entre os usuários. Esta ferramenta já existe e é utilizada na China através do WeChat e Alipay.

O aplicativo de mensagens é o mais popular na Índia com mais de 200 milhões de usuários. De acordo com o FactorDaily, os funcionários do Facebook que trabalham no país, desde dezembro de 2017 já têm acesso a essa funcionalidade. A previsão segundo o The Next Web é disponibilizar a ferramenta, ainda neste primeiro trimestre, a 1% dos usuários do país.

WhatsApp busca seu lugar ao sol no competitivo mercado de pagamentos da Índia
Créditos: Getty Images
WhatsApp busca seu lugar ao sol no competitivo mercado de pagamentos da Índia

A Índia tem sido um dos principais players globais no mercado de pagamentos. Com esta nova funcionalidade a empresa espera abocanhar uma boa parcela do mercado de pagamentos P2P (peer-to-peer), que hoje é liderado pelo Paytm, com 280 milhões de usuários cadastrados em sua plataforma, mas conta também com outros concorrentes.

O WhatsApp vai competir com o governo da Índia que tem o aplicativo BHIM. O Google lançou em setembro o Tez. O aplicativo que permite pagamentos peer-to-peer teve mais de 7,5 milhões de downloads em um mês, segundo a empresa. A Amazon lançou o Amazon Pay e conseguiu operar uma carteira digital após obter uma licença do Reserve Bank of India em março do ano passado.


Com informações do Olhar Digital.

Leia também: