6 documentários para pensar sobre nossos hábitos de consumo

Texto escrito por Ana Clara Barbosa e publicado no Superela

Você já parou para refletir que tudo aquilo que consumimos passou por um processo de produção para chegar até nós? Nossas comidas, nossas roupas, nossos carros, nossos móveis… t-u-d-o. Aquilo que a gente vê ali, prontinho, nasceu de alguma outra matéria. E foi alterado por outros seres humanos até virar isso aí que a gente veste, come ou bebe.

Parece óbvio, mas muitas vezes a gente consome diversas coisas que não sabemos como foram feitas. Por isso elaborei uma listinha com alguns documentários — todos estão na Netflix — que mostram esses processos e que trazem algumas realidades bem chocantes sobre aquilo tudo que consumimos.

Delírios de consumo de Becky Bloom
Delírios de consumo de Becky Bloom

Não, você não precisa parar de comer carne, de beber nem de comprar “brusinha”. Mas é importante buscar um consumo consciente, sabendo que esses produtos não são simples produtos, mas sim a consequência de um processo capitalista que visa o lucro e nem sempre prioriza o bem-estar das pessoas .  Nem das que consomem, nem das que produzem.

1. The true cost

Dos documentários para pensar sobre o consumo, este foi lançado em 2015. “The True Cost” fala sobre a indústria da moda e como as redes de fast fashion — essas lojas com modelos rápidos de produção — exploram os funcionários de suas fábricas ao pagarem salários abusivos, em condições subumanas, para aumentarem os lucros.

O diretor Andrew Morgan mostra essa produção massiva e globalizada em países como China, Vietnã, Índia e Bangladesh. Também traz depoimentos de mulheres exploradas nesses ambientes, recebendo pagamentos com valores muito baixos para conseguir manter essa produção alta e desenfreada.

Com certeza vai te fazer refletir sobre o valor das peças que nós usamos. Será que vale a pena pagar tão pouco dadas às consequências na vida de outras pessoas?

2. Cowspiracy

Esse é um dos documentários para pensar sobre o consumo de carne mais famosos! Acho que todo mundo precisa assisti-lo —  mesmo que sem a intenção de se tornar vegetariano ou vegano — mas para pelo menos saber como a nossa comida chega no nosso prato e as consequências disso para o nosso planeta.

O ponto principal do filme é mostrar como a criação de animais para abate e a pesca predatória estão acabando com a Terra por conta do desmatamento, da poluição das águas e da extinção das espécies.
Também mostra como essas grandes organizações ambientais — como a Greenpeace — deixam de lado algumas questões essenciais da preservação por medo de encararem a indústria agropecuária.

3. The truth about alcohol

Veja mais aqui: 6 documentários para pensar sobre nossos hábitos de consumo

  • Leia também:

Em parceria com Superela

O Superela é uma plataforma comprometida em aumentar a autoestima das mulheres. Nós empoderamos elas através de conteúdo sobre amor, sexo, vida beleza e estilo, e uma comunidade de suporte emocional para elas, altamente engajada e do bem. <3