9 musicais e filmes sobre astros de rock para assistir na Netflix

Documentários na Netflix sobre astros de rock
Documentários na Netflix sobre astros de rock

Há 23 anos, um dos maiores nomes do rock morria aos 27 anos. Kurt Cobain era líder e vocalista do Nirvana, uma das bandas ícones do grunge, gênero musical que marcou a primeira metade da década de 1990. Ele foi encontrado morto em sua casa em Seattle. A causa da morte oficial foi suicídio.

Que tal saber mais sobre a influência e trajetória do artista? A Netflix tem três documentários com abordagens diferentes sobre Kurt Cobain. O serviço de streaming ainda tem outras opções disponíveis de filmes e documentários para quem gosta do bom e velho rock’n’roll, incluindo produções sobre as cantoras Janis Joplin e Amy Winehouse, também mortas aos 27 anos.

Documentário “Kurt & Courtney”
Créditos: © Dora Handel/CORBIS OUTLINE
Documentário “Kurt & Courtney”

Kurt & Courtney (1998)

Esse documentário investiga as circunstâncias da morte Kurt Cobain, focando no seu complicado relacionamento com a cantora e atriz Courtney Love e em teorias conspiratórias que surgiram depois da confirmação de suicídio do artista. Uma das teorias discutidas pelo documentário é a acusação de que a esposa estaria envolvida no caso.

Documentário “All Apologies, Kurt Cobain”
Documentário “All Apologies, Kurt Cobain”

All Apologies, Kurt Cobain (2006)

Documentário produzido pela BBC sobre a vida do vocalista do Nirvana, Kurt Cobain. O documentário retrata a trágica jornada do músico Kurt Cobain rumo ao vício e à depressão, vinte anos após sua morte.

Documentário “Cobain: Montage of Heck”
Documentário “Cobain: Montage of Heck”

Cobain: Montage of Heck (2015)

Esse documentário não-autorizado foca na trajetória de Kurt Cobain desde sua adolescência in Aberdeen, em Washington, até o sucesso da banda Nirvana. A produção traz uma série de materiais inéditos como canções, filmes caseiros, obras de arte, fotografias, revistas e songbooks.

Documentário Janis: Little Girl Blue
Documentário Janis: Little Girl Blue

Janis: Little Girl Blue (2015)

Narrado pela cantora Cat Power, esse documentário conta a trajetória de sucesso de Janis Joplin por meio de cartas que ela escreveu ao longo dos anos para amigos, parentes e colaboradores. Joplin foi encontrada morta por causa de uma overdose em 1970.

Documentário “Amy”
Créditos: Divulgação
Documentário “Amy”

Amy (2015)

Vencedor do Oscar de melhor documentário, o filme usa imagens e vídeos de arquivo pessoal da artista, juntamente com depoimentos de amigos e parentes, para mostrar um retrato íntimo da vida e carreira de Amy Winehouse, encontrada morta aos 27 anos por excesso de consumo de álcool, em 2011.

Documentário “Keith Richards: Under the Influence”
Documentário “Keith Richards: Under the Influence”

Keith Richards: Under the Influence (2015)

Documentário original da Netflix, o filme apresenta um retrato de Keith Richards, um dos integrantes do Rolling Stones, a maior banda de rock de todos os tempos, investigando a gênese da música criado pelo compositor, guitarrista e performer.

Documentário “Joe Cocker: Mad Dog with Soul”
Documentário “Joe Cocker: Mad Dog with Soul”

Joe Cocker: Mad Dog with Soul (2017)

O documentário narra a vida turbulenta do cantor de soul e blues, misturando as próprias palavras do artista, que superou o vício em álcool e drogas, e material raro de arquivo. Cocker morreu em 2014 e ficou conhecido como um dos maiores vocalistas de rock de todos os tempos.

Cena do musical “Purple Rain”
Cena do musical “Purple Rain”

Purple Rain (1984)

Mistura de ficção, musical e narrativa de videoclipe, o longa-metragem foi lançado por Prince para divulgar o seu álbum homônimo. O filme narra a trajetória de “The Kid” (o próprio Prince), um aspirante e talentoso músico envolvido em um romance tumultuado e tentando fazer sucesso com sua banda. A produção marcou os anos 1980 e rendeu mais de 60 milhões de dólares de bilheteria na época.

Cena do filme “Get on Up”
Cena do filme “Get on Up”

Get On Up: A História de James Brown (2015)

Essa cinebiografia do cantor, dançarino e compositor James Brown conta sua vida desde a infância pobre na Carolina do Sul, passando pelos abusos que sofreu e o período que esteve preso, antes de tornar-se o “pai do soul” e um dos músicos mais influentes da história. Viola Davis interpreta a mãe do cantor.

  • Leia mais: