Banda Allumar lança clipe para o Dia Mundial Sem Carro

"Valsa ao Motorista" satiriza o culto ao carro e apresenta a saga do grupo que precisa se locomover em São Paulo carregando os instrumentos para um show

Aproveitando  o dia 22 de setembro, lembrado como o Dia Mundial Sem Carro, a banda paulista Allumar lança o clipe de “Valsa ao motorista”, faixa que dá a letra do que está por vir no primeiro álbum do trio. Letra e vídeo da canção falam sobre a cultura do carro ironizando o amor pelo automóvel e os maus hábitos no trânsito.

Com direção e roteiro de André Silvério (Isografia), o clipe narra a saga dos três integrantes da banda, que precisam se encontrar para um show, e as dificuldades que enfrentam durante o percurso. Cada integrante sai de sua casa com os respectivos instrumentos e precisa chegar até o local marcado – cada um utilizando um modal.

Allan Spirandelli, que também toca guitarra na banda Samuca e a Selva, escolhe ir à pé, enquanto a vocalista, Marianna Ferrari, é quase atropelada de bicicleta. Já o baixista Luccas Bracco tenta ir de ônibus, patinete, bicicleta e, no fim, se rende ao carro, porque as outras opções não comportam o tamanho de seu instrumento. Segundo Ferrari, “Este é o mote do clipe: mostrar diversas situações de trânsito. Há sim, uma crítica ao automóvel, principalmente à conduta de motoristas imprudentes e à cultura do status que um “carrão” trás. Por outro lado, há também a compreensão de que esse não é perfil de todos os motoristas, como é o caso de nosso baixista”.

Assista:

Sobre Allumar

O grupo foi formado em 2013 por três músicos buscando espaço para expandirem seus horizontes musicais e poéticos. As composições do trio bebem na tradição dos trovadores, envolvendo as canções em roupagem musical elegante e detalhada, em que os sons das vozes e instrumentos – dois violões, um contrabaixo acústico – ora soam em conjunto perfeito ora se destacam do todo, trazendo efeitos que completam o sentido das palavras.

Em 2015 Allumar produziu seu primeiro EP, gravado, mixado e masterizado por Gustavo Breier, do Instituto do Som. A captação, feita no teatro Timochenco Wehbi, procurou explorar ao máximo as características acústicas do teatro, buscando recriar para o ouvinte a experiência da apresentação ao vivo. Agora, a banda se prepara para outra etapa importante de sua trajetória: a gravação do primeiro álbum.


http://catracalivre.com.br/materia-especial/mobilidade