Filme mais exibido da Sessão da Tarde é vetado para menores de 12

"A Lagoa Azul" sofreu denúncia de cidadão após sua última exibição na TV, em 9 de março

Após ser exibido 18 vezes na Sessão da Tarde desde o ano 2000, o famigerado “A Lagoa Azul“, de 1980, deixou de ser adequado para o período vespertino. Em despacho publicado no Diário Oficial da União do dia 20 de abril, o Ministério da Justiça reclassificou o longa como “não recomendado para menores de 12 anos”, por conter violência e teor sexual.

O assunto foi trazido à tona por conta de uma denúncia feita por um cidadão para o Ministério da Justiça, que clama pela moral e bons costumes e questiona a classificação indicativa do filme: livre. A última exibição do clássico na televisão foi no dia 9 de março, quando o processo iniciou.

Agora o filme terá agora algumas restrições, passando a ser “não recomendado para menores de 12 anos, por conter: violência e conteúdo sexual”. A informação consta no site do instituto governamental.

“A Lagoa Azul”
“A Lagoa Azul”

A Lagoa Azul era considerado livre para todos os públicos porque as normas de classificação indicativas eram muito mais liberais em 1995. De qualquer maneira, as emissoras só precisarão informar que o filme é impróprio para certa idade, sem restrição de horário de veiculação.

Sinopse

O filme conta a história de duas crianças, Emmeline (Brooke Shields) e Richard (Christopher Atkins), que sobrevivem a um naufrágio. Juntamente com um velho marinheiro, vão parar em uma ilha tropical, um paraíso com uma lagoa azul. O marinheiro morre, e as crianças crescem, se apaixonam e descobrem o sexo e têm um filho.