Netflix substituirá classificação de estrelas por “joinha”

Plataforma de streaming adotará “joinha” positivo e negativo como sistema de classificação de filmes e séries.

Em breve, você não classificará mais os filmes e as séries que assiste na Netflix usando estrelas. De acordo com informações do site Variety, a plataforma de streaming substituirá o atual sistema de classificação de estrelas por um “joinha” positivo ou negativo. O sistema de classificação é utilizado para personalizar os perfis dos usuários da plataforma, indicando conteúdo mais próximo dos gostos dos consumidores.

A informação foi dada pelo Vice-presidente de Produto da Netflix, Todd Yellin, em uma coletiva nesta quinta-feira, 16, na sede da companhia em Los Gatos, Califórnia, Estados Unidos. Segundo Yellin, o novo sistema de classificação foi testado por centenas de usuários ao longo de 2016 e gerou resultados 200% maiores do que o método de classificação por estrelas usado atualmente. “Nós estamos viciados na metodologia de classificação A/B”, contou o executivo na coletiva.

Durante a coletiva, Todd Yellin reforçou que a Netflix confiava plenamente na classificação dos conteúdos pelos usuários e, durante um período, mais de 50% de nossos membros chegaram a qualificar com as estrelas no mínimo 50 títulos na plataforma. Ele disse, no entanto, que a plataforma percebeu que o sistema de estrelas se tornou menos relevante ao longo dos anos do que outros sinais comportamentais de seus consumidores. “Nós fizemos com que o sistema de classificação se tornasse menos relevante porque outros sinais implícitos de consumo de nossos usuários se tornaram mais importantes”, afirmou.

Outra novidade anunciada na coletiva é a utilização de um percentual que mostrará aos usuários o quanto determinado conteúdo é compatível com o seu perfil.

  • Leia mais:

Hora da despedida: 96 títulos dão tchau ao Netflix em 1º de abril