Famílias de bicicleta pela cidade: cidadania e a busca por espaços urbanos mais acolhedores à infância

Por: Camila Hungria

Estamos falando de uma iniciativa que exemplifica a ideia de cidade educadora. Pelo mundo, cada vez mais, sociedade e poder público entendem a importância de pessoas, comunidades, bairros e instituições, contribuírem para o desenvolvimento de todas as crianças, garantindo a criação e manutenção de espaços mais acolhedores e seguros e, em contrapartida, participando do crescimento de crianças que se sentem à vontade no espaço público, que se interessam pela cidade e aprendem a exercer, desde bem cedo, sua cidadania.

‘Ontem estávamos de bicicleta, e tinha uma senhora andando na rua, na nossa frente. Eu parei para esperar a senhora passar e perguntei para Nina se ela tinha entendido o motivo. Ela respondeu que era para não assustar a senhora’, contou Silvia Ballan, mãe de Nina, de 8 anos. Nina está acostumada a andar de bicicleta pela cidade com a mãe desde os 2 anos. Atualmente, elas vão pedalando para a escola, Nina na garupa, todos os dias.

Nina com sua capa de chuva especial para andar de bicicleta[/img]

‘A criança que está na bicicleta é diferente. Enquanto pedalamos, ela está participando e prestando atenção em tudo o que acontece ao seu redor. Na velocidade dos carros, nas buzinas, nos pedestres e na forma como as pessoas se comportam na rua. Na bike, entramos numa sintonia que não existe no carro. Pensamos o caminho juntas, paramos, respeitamos os pedestres”, completa.

Veja a reação dessa criança ao andar pela primeira vez de bici…Veja a reação dessa criança ao andar pela primeira vez de bicicleta! Esse vídeo foi feito por nosso amigo André Godoy #RevistaBicicleta #bicicleta #vídeo #primeiropedal #pangasbikers

Publicado por Revista Bicicleta em Terça, 29 de março de 2016

Silvia é cicloativista e bike-repórter. Atualmente, além de contribuir para diversos veículos de comunicação, desde 2012 também toca o blog Silvia e Nina, no qual divulga suas aventuras com sua filha pela cidade de bicicleta. O deslocamento de bicicleta, além de uma atividade prazerosa, também se tornou uma diversão para a dupla.

Com exceção dos finais de semana, Nina ainda não anda de bicicleta sozinha pela cidade, está sempre na garupa da mãe. “A alta velocidade das vias nos deixa inseguras. Então, ainda preferimos ir na minha bicicleta, juntas”, conta Silvia.

Confira registros de outras famílias andando de bicicleta com as crianças pelas ruas de São Paulo: