Natureza deve se tornar um espaço educador para as crianças

A educação socioambiental estimula olhar e comportamento infantil perante à natureza.

A natureza faz parte de qualquer ser humano e o contato com ela estimula o desenvolvimento emocional e intelectual do indivíduo. Estar junto ao verde faz com que a pessoa se sinta conectada com detalhes de seu mundo externo e interno, além de vivenciar sentimentos para possíveis transformações sociais. Este processo de aprendizado em meio à natureza é a base para uma educação socioambiental.

Segundo a bióloga Michele Martins, em texto para Carta Educação, a educação socioambiental refere-se ao conjunto de ações e valores que correspondem à dimensão pedagógica dos processos comunicativos ambientais, marcados pelo dialogismo, pela participação e pelo trabalho coletivo.

Atualmente, as pessoas e, infelizmente as crianças, estão cada vez mais inseridas em um padrão social, com até ensinos padronizados. Os pequenos não têm acesso ao brincar livre e o contato com a natureza se torna cada vez mais escasso. E a falta de convívio com o ambiente natural causa influências no desenvolvimento infantil.

Estar em meio à natureza faz com que a pessoa se sinta conectada com seu mundo externo e interno.

Para Michele – que é coordenadora do programa de Educação Socioambiental do Instituto Ecofuturo –, uma proposta para mudanças de posturas e valores é a introdução mais profunda da educação socioambiental nas escolas, com o grande desafio de unir a educação à sustentabilidade.

Ela defende que a escola é um segmento de grande representatividade na sociedade e, a partir de novas orientações aos educadores, se propõe novas possibilidades de ensino ambiental às crianças.

Segundo a bióloga, a natureza também deve ser mais explorada como espaço de ensino para a área de ciências exatas e humanas, não somente biológicas. Para ela, os professores devem promover contato com o espaços naturais de acordo com suas disciplinas, pois é através da educação que a relação homem-natureza tem potencial de se transformar e melhorar.

Michele acredita que as relações entre as crianças e a natureza devem ser mais intensificadas e promovidas para que a consciência ambiental e as responsabilidades perante ao meio ambiente sejam cada vez mais respeitadas.

No texto, a bióloga conclui dizendo que a vivência com a natureza traz um verdadeiro conhecimento e aprendizado socioambiental para estudantes e educadores. Assim, é possível que as mudanças de valores possam, um dia, refletir no meio ambiente.

Maior vivência com a natureza na educação escolar possibilita mudanças de valores que reflitam no meio ambiente.

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Com informações de Carta Educação.