A obsessão de Kubrick pela cor vermelha

Por: Catraca Livre

Stanley Kubrick é sem dúvida considerado o melhor diretor de todos os tempos pela maioria dos fãs de cinema, mas ao contrário do que todos pensam, seus filmes não são geniais por suas narrativas e quebras de paradigma, mas sim pela perfeição nos detalhes que vão além do que pode ser visto ao assistir um filme sem compromisso.

Dos códigos muito bem escondidos até a cores mais aparentes e fáceis de interpretar, cada pedaço do que aparece na tela foi planejado e tem algum motivo incrível pra estar ali.

Existem dezenas de documentários que exploram os detalhes dos principais filmes do diretor, mas hoje trazemos um vídeo de apenas um minuto e meio onde Rishi Kaneria reuniu as cenas onde Kubrick abusou do vermelho em seus filmes mais conhecidos, cenas em que cada detalhe avermelhado tem um significado que fica aberto para interpretações.

Confira o vídeo:

“Os vários significados do vermelho incluem: Morte, sangue, perigo, raiva, energia, guerra, força, poder, determinação… mas também paixão, desejo, amor e sexo.”

Como consta na descrição do vídeo, e são apenas alguns dos sentidos que podem ser interpretados em algumas das cenas.

Veja mais posts assim em Sorry Dave.