O curioso Hospital de Bonecas da Itália

Por: Catraca Livre

Uma boneca quebrada pode muitas vezes trazer um semblante de tristeza. As pessoas que trabalham no Hospital de Bonecas em Nápoles sabem muito bem disso. No seu dia a dia, os “médicos” diagnosticam pacientes jovens e velhos, feitos em madeira, papel machê, porcelana e plástico.

 
Créditos: © sergio pitamitz
 

Ao longo destes corredores lotados, fantoches da classe trabalhadora e aristocrática são todos tratados da mesma forma, preciosas bonecas Lenci de cerâmica recebem a mesma atenção e cuidado que as bonecas de lata, populares nos lares mais pobres da cidade.

O Hospital de Bonecas no Spaccanapoli, coração da cidade, foi inaugurado no final de 1800. Fundado por Luigi Grassi, um cenógrafo especializado tanto em fantoches de teatro em tamanho full-size como também marionetes fixos… até que, um dia, uma mulher entrou em sua oficina implorando-lhe para reparar boneca quebrada do filho. Quando Grassi generosamente concordou, e fez com que o pequeno brinquedo ficasse tão bom como um novo, e as pessoas começaram a falar sobre ele em toda a cidade.

Grassi subitamente encontrou-se e ficou conhecido como especialista em medicina de brinquedos, e desde então sua oficina tornou-se o lugar onde todas as bonecas, fantoches e marionetes eram levados para ficar bem. E onde eles puderam curar sua tristeza e sorrir novamente.