Coletânea “Re-Trato” homenageia Los Hermanos

Por André Nicolau e Vinicius Santos

Homens barbados, instrumentos de corda dialogando com trompetes, uma paixão por velhas músicas de Carnaval e um relacionamento desgastado com uma garota chamada Anna Júlia. Tais elementos parecem compor o cenário de uma novela mexicana. Parecem, mas não compõem. Eles fazem parte de uma carreira de 15 anos iniciada nos bares do Rio de Janeiro. Fazem parte do Los Hermanos, banda que em 2012 recebe homenagem em uma coletânea comemorativa.

Idealizado pelo produtor Pedro Ferreira, o álbum “Re-Trato” reunirá 30 composições do quarteto carioca interpretadas por algumas das principais revelações da nova música brasileira. Entre os artistas que fazem parte do projeto, nomes como Wado, Tiago Iorc, A Banda Mais Bonita da Cidade, 5 a Seco, Bárbara Eugênia, Pélico e as consagradas Velhas Virgens e Lula Queiroga prestam sua homenagem à banda, revisitando músicas dos quatro álbuns da carreira, cada qual à sua maneira e estilo.

reprodução
A banda lançou quatro discos de estúdio: "Los Hermanos", "Bloco do Eu Sozinho", "Ventura" e "4"
A banda lançou quatro discos de estúdio: "Los Hermanos", "Bloco do Eu Sozinho", "Ventura" e "4"

“O Los Hermanos foi o primeiro grupo dessa nova geração independente que conseguiu êxito na grande mídia, servindo como forte influência para os jovens. As novas bandas buscam, na verdade, não apenas uma sonoridade semelhante a aquela usada pelo quarteto, mas também procuram se espelhar, em sua atitude e maturidade musical”, resume o produtor e fã.

Ícone de uma geração inteira, o “hardcore melódico a la MPB” assume hoje papel fundamental no atual cenário da música independente, não tão mais alternativo. “O som do Los Hermanos esteve presente em toda minha adolescência, mas acima de tudo, serviu como ‘motor’ de direcionamento do meu olhar para a nova safra da música brasileira. Devido à sua influência, me viciei no novo e na procura de descobertas sonoras”.

 O tributo, que contará com 12 canções e três bônus track em cada álbum, renderá um disco duplo. O material será lançado em abril, junto com a turnê do Los Hermanos, que visitará 11 capitais em uma série de shows.  As faixas escolhidas foram selecionadas pelos fãs da banda. Para acompanhar mais detalhes sobre o material, acesse a fanpage da Musicoteca.

“A Musicoteca é um espaço para quem quer conhecer e mostrar a nova música brasileira. Nada mais justo que, em 2012, ano especial para o Los Hermanos, a nova safra musical regrave os seus clássicos”, ressalta Ferreira.

Música e arte

Disponível na Musicoteca a partir de abril, a coletânea também será acompanhada por uma série de ilustrações exclusivas para cada música do disco, que levarão assinatura da artista plástica paraibana Luyse Costa.

Por Redação