Documentário investiga os mistérios em torno das benzedeiras

Ciência e crença. Caminhos distintos, porém paralelos. Diversas culturas possuem em seu interior pessoas dedicadas a curar os males que nem sempre são eliminados com substâncias químicas comercializadas. Muitas vezes, uma reza, bênção ou chá de ervas pode desencadear no corpo do enfermo respostas positivas e até mesmo à recuperação. Ainda assim, há muito que ser estudado. E ninguém melhor para falar deste assunto do que as detentoras do saber ancestral: as benzedeiras.

A diretora Sílvia Batista Godinho decidiu dar espaço para as muitas histórias de mulheres responsáveis pelo tratamento místico em comunidades e produziu o documentário “Benzedeiras“. Filmado na vila Macacos, em Belo Horizonte (MG), o trabalho foi alimentado por elementos que compõem a rotina e trajetória das tais curandeiras. Há também os depoimentos dos que “sararam” após terem sido submetidos aos tratamentos alternativos.

A vila Macacos conta apenas com um posto de saúde e nenhuma farmácia.  O documentário chama a atenção para a resistência da tradição diante do avança da medicina e, consequentemente, de seus métodos científicos. Assista “Benzedeiras” na íntegra via Canal Futura e Youtube.