“Guia Politicamente Incorreto da Filosofia”: leia o primeiro capítulo

Por: Redação
reprodução
Novo livro do filósofo Luiz Felipe Pondé propõe debate sobre o "politicamente correto"

A discussão em torno do termo “politicamente correto” ganha novos contornos com o lançamento da editora Leya. O  “Guia Politicamente Incorreto da Filosofia”, novo livro do filósofo Luiz Felipe Pondé, reúne uma série de ensaios curtos sobre temas em constante discussão na contemporaneidade, tais como o capitalismo, o preconceito, a felicidade e a religião.

Longe de ser um livro de investigação histórica, a obra aborda de forma direta a filosofia do cotidiano, contestando ideias consideradas únicas e aceitáveis sob várias correntes de pensamento.

O ensaísta pernambucano recorre a um elenco diverso, que vai dos grandes filósofos – Burke, Hume, Maquiavel e Nietzsche – aos expoentes da literatura,  como Nelson Rodrigues e Philip Roth.

“A intenção do livro é levantar um debate apontando como o politicamente correto, nascendo de uma preocupação que não deixa de ser consistente, se transformou numa verdadeira censura fascista do pensamento público”, declarou Pondé à Folha de S. Paulo, da qual também é colunista.

Abaixo, o Catraca Livre disponibiliza o primeiro capítulo da obra.