No dia 9 de janeiro de 2017 Steve Jobs anunciava um aparelho chamado iPhone, que era uma espécie de iPod que você podia usar para fazer ligações além de ouvir música! Pela bagatela de U$ 500 você poderia adquirir - nos EUA - um modelo de estonteantes 4 GB de memória.

A principal novidade do aparelho, a tela de toque, não foi tão bem aceita inicialmente por consumidores, que preferiam os teclados físicos de aparelhos como o Blackberry 8800, um dos principais concorrentes do então novo celular da Apple. Obviamente, a função se tornou padrão.

via GIPHY

É um verdadeiro testamento ao avanço da tecnologia o quanto ele avançou nesses 10 anos. Veja algumas funções que o iPhone original não tinha:

1. Não tinha câmera decente - Esqueça conseguir tirar uma "selfie" decente com o seu iPhone, termo que por sinal nem existia em 2007. A câmera de 2 megapixels era bem ruim em comparação com celulares modernos. E não existia câmera frontal ou flash!

2. Nada de suporte a vídeo - A câmera também não filmava. Você ficava só com as fotos borradas mesmo.

3. Não existia App Store - É incrível pensar hoje, mas Steve Jobs relutava em abrir uma loja de apps para terceiros, porque queria controle total sobre a experiência do usuário.

4. Tinha uma internet 2G - Que era praticamente tão lenta quanto a internet discada de antigamente. Os usuários dos EUA ainda estava presos em um plano com a AT&T, que derrubava ligações constantemente.

5. Não tinha imagem de fundo - Você só podia ficar com um preto padrão de wallpaper e nada mais.

6. Não dava para copiar e colar - Trate de digitar direitinho no seu iMessage.

Steve Jobs apresenta o iPhone original em 2007.

Créditos: Reprodução

Steve Jobs apresenta o iPhone original em 2007.

7. Você precisava de um computador para começar a usar - O primeiro iPhone era um tijolo até você ativá-lo ligado a um PC ou Mac.

8. Nada de digitar horizontalmente - O aparelho só funcionava de pé para mensagens.

9. Você não podia enviar imagens por mensagens - Não só o iPhone, mas os mensageiros tiveram uma revolução no período. Quem ainda lembra do "torpedo"?

10. Nada de "maps" - Não só a Apple não tinha um aplicativo de mapas inicialmente, como ela não deixava outras empresas, como o Google, incluir a função.

11. Notificações? - Era impossível receber notificações de aplicativos. Ah, e não tinha central de controle também.

12. O que é Siri? - Esqueça. A assistente virtual só veio em 2011.