HQ Rio Negro mistura lendas indígenas com mitos de Lovecraft

Algumas ideias parecem ser estranhas à primeira vista, mas depois fazem tanto sentido que você se pergunta por que ninguém havia pensado naquilo antes. É o caso da HQ “Rio Negro”, do quadrinista Ikarow, que integra mitos indígenas com os do escritor H. P. Lovecraft.

Lovecraft é conhecido pelos chamados “Mitos de Cthulhu”, histórias envolvendo divindades de poder indescritível capazes destruir galáxias e realidades com um mero pensamento. De verdades que se contempladas podem levar à loucura. Ele é o autor do medo do desconhecido.

A HQ “Rio Negro”, de Ikarow
A HQ “Rio Negro”, de Ikarow

E Ikarow integra essa atmosfera de uma forma natural na tradição indígena da Amazônia. De fato, criaturas que vêm das profundezas dos rios como o Boto parecem diretamente saídas do panteão lovecraftiano, assim como as cidades perdidas da Amazônia espelham as do autor norte-americano.

A obra acompanha uma mulher chamada Margot que é tomada por pesadelos perturbadores conforme avança mata adentro, rumo a um possível encontro com entidades sobrenaturais. “Rio Negro” é a primeira parte da história, que segue em mais quatro partes. A HQ está disponível em formato digital no Social Comics ou pode ser adquirida na página do autor.