Novo ministro do STF favorece novos bloqueios do WhatsApp

A aprovação pelo Senado de Alexandre de Moraes como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) pode indicar problemas para o WhatsApp. O motivo é que, conforme informado pela Agência Brasil, Moraes acenou que é favorável ao bloqueio judicial temporário da troca de mensagens entre usuários como punição.

Segundo o ministro Moraes, a medida é válida nos casos em que o WhatsApp desobedece determinações judiciais — por exemplo, a entrega de dados sensíveis de usuários investigados. Por outro lado, o ministro também comentou que reconhece que o bloqueio impacta os usuários do mensageiro. Sobre o Marco Civil da Internet, Moraes espera que ele seja modificado para que, dessa maneira, a “empresa dona do aplicativo” tenha escritório no Brasil.

Alexandre de Moraes
Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Alexandre de Moraes

“Essa é uma questão que o Congresso Nacional deve analisar, porque é importantíssima, do Whatsapp e da comunicação. Porque não se trata só da comunicação de mensagem, mas se trata da utilização por organizações criminosas da ligação pelo Whatsapp”, disse Moraes, de acordo com a AB.

O grande problema, segundo o ministro, é que o WhatsApp “não dá nenhum apoio às investigações criminais”, por isso os juizados acabam acatando decisões de realizar bloqueios.
“O bloqueio acaba sendo geral, a partir do momento em que não se fornece as informações. Há uma proposta que foi encaminhada pelo Ministério da Justiça de se obrigar a empresa responsável pelo Whatsapp de ter sede no Brasil para fins de fornecimento de informações, para evitar a necessidade do bloqueio”.

Veja mais informações no site do Tecmundo.