8 dicas para consumir de forma mais inteligente

No dia 15 de março se comemora o Dia Internacional do Consumidor como uma forma de lembrar dos direitos dos consumidores à informação, à segurança e à liberdade de escolha. Muito se fala sobre os nossos direitos como consumidores, mas é importante não esquecer que também deveríamos assumir algumas responsabilidades em relação ao consumo.

Para criar uma sociedade mais sustentável e evitar o desperdício, é fundamental consumir de modo consciente. Além de ajudar a melhorar o mundo em que vivemos, ter uma atitude inteligente na hora de consumir também traz benefícios individuais, pois gera uma diminuição dos gastos e possibilita um investimento maior no nosso crescimento pessoal, por exemplo.

Veja como você pode praticar o consumo consciente diariamente para que uma real mudança seja possível:

1. Compre somente o necessário…

Divulgação
Divulgação

Você provavelmente já ouviu essa frase antes, mas já refletiu realmente sobre ela? Avaliar os princípios que guiam as suas escolhas e os seus hábitos de consumo é tão importante quanto pensar sobre as suas reais necessidades. Defina uma atitude de consumo para poder de fato comprar somente o que for necessário a partir de agora.

2. E se necessário!

Divulgação

Provavelmente algumas das suas últimas aquisições ou despesas tenham sido fruto de um comportamento impulsivo. Por essa razão, além de fazer uma análise e definir os seus valores, também é preciso reafirmar a sua postura cada vez que você consumir, não se deixando dominar pela impulsividade.

3. Avalie o impacto da sua compra

Divulgação
Divulgação

Tudo o que consumimos gera algum tipo de impacto e pode ser nocivo ao meio ambiente. Ao consumir, pense também sobre as consequências que o seu ato de compra pode trazer à sociedade. Considere os danos que a fabricação e o uso de um produto podem causar, além de se informar sobre como e por quem eles foram produzidos.

Ficou curioso para saber quais são as outras dicas para consumir de uma forma mais inteligente e fazer a sua parte? Continue lendo a publicação completa no blog do Pegcar!