Ano novo, gastos extras: Prepare o bolso para as despesas do início de ano

Crédito da imagem: iStock

Com as festas acontecendo a todo vapor, há quem deixe para se preocupar com a vida financeira só quando o ano novo começa. No entanto o ideal é se preparar para os gastos extras que chegam junto com janeiro e que podem fazer um grande rombo no orçamento.

O Portal Guia de Bolso fez uma lista com as despesas que chegam junto com o ano novo. Você está preparado para estes gastos?

Confira abaixo!

1. IPVA

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é cobrado em janeiro e há duas formas de pagamento: à vista com desconto ou em três parcelas sem desconto (de janeiro a março). Já é possível consultar o valor devido na rede bancária, basta informar o Renavam (informado no documento do veículo).

2. IPTU

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é cobrado em fevereiro e também oferece opções de pagamento à vista com desconto ou parcelado (em até 10 vezes para quem mora em São Paulo). Fique atento ao site da prefeitura que, em breve, divulgará mais informações sobre o pagamento do imposto.

3. Matrícula escolar

Quem tem filhos estudando na rede particular sabe muito bem que chegou a hora de acertar as matrículas não só da escola tradicional, como também dos cursos de idiomas e outras atividades extracurriculares. Normalmente, os descontos acontecem para quem faz o pagamento antecipado. Informe-se na secretaria da instituição.

4. Material escolar

Outra bomba no orçamento das famílias no início de ano, a compra do material escolar também faz parte desta lista. Para economizar, a dica é pesquisar preços em diversas papelarias e eventualmente se unir a outros pais para comprar itens no atacado e conseguir maiores descontos.

5. IR

O prazo para fazer a declaração de Imposto de Renda vai de março a abril. Vale lembrar que quanto antes você entregar sua declaração, antes receberá sua eventual restituição. A restituição do IR é paga ao longo do ano em diferentes lotes, priorizando quem resolve a pendência com a Receita Federal com antecedência.

Por Redação