Aprenda a evitar a clonagem de cartão e saiba o que fazer se for vítima

Ter um cartão bancário clonado é garantia de muitos problemas pela frente e por isso é ideal tomar o máximo de cuidado possível para que isso não aconteça. A PROTESTE, associação de defesa dos direitos dos consumidores, orienta urgência na comunicação com o banco e na elaboração de boletim de ocorrência para recuperar o dinheiro.

A responsabilidade por prejuízos causados pela clonagem de cartões é da instituição financeira. Numa situação dessa, cabe ao banco cancelar a compra não reconhecida pelo consumidor, estornar a cobrança, juros e multas e fornecer outro cartão. A responsabilidade pela segurança das transações com cartões é do banco, assim, se o consumidor agiu corretamente e não deu causa ao problema, a instituição financeira não pode transferir ao consumidor um ônus que é seu.

Quando a solução apresentada pelo banco não é satisfatória, o consumidor pode procurar o Juizado Especial Cível mais próximo de sua residência e pleitear a indenização pelos danos materiais e morais sofridos.

Confira as dicas elaboradas pela PROTESTE e saiba como evitar que seus dados sejam usados por golpistas:

  • Memorize a senha e não deixe registrada por escrito em nenhum local.
  • Não aceite ajuda de estranhos ao usar caixas eletrônicos.
  • Comunique o banco imediatamente caso o cartão ficar preso no caixa eletrônico.
  • Instale um bom antivírus em seu computador e evite expor seus dados em sites.
  • Muita atenção às ligações telefônicas que ficam pedindo atualizações de seus dados. Tome cuidado com pesquisas feitas pelo telefone ou mesmo com ligações oferecendo promoções, nas quais é preciso dizer o seu CPF, nome de seus pais, etc.
  • Fique atento ao preencher seus dados em cupons para sorteios. Depois que o prêmio é sorteado, ninguém sabe onde essas urnas irão parar.
  • Cartões fora da validade ou que não são utilizados mais devem ser inutilizados.
  • Ao jogar fora faturas do cartão e extratos bancários, rasgue-os de modo a impedir a identificação dos dados.
  • Guarde seus cartões em locais onde só você tem acesso. Infelizmente, muitos casos de clonagem são feitos por pessoas próximas a você.
  • Se ainda assim o seu cartão for clonado, comunique o fato à operadora do cartão o mais rápido possível e peça o bloqueio. Faça também um boletim de ocorrência. E saiba que a responsabilidade pelos gastos feitos com o cartão indevidamente é da operadora do cartão. Afinal, a clonagem é um erro de segurança no serviço prestado.

Por Redação