Cancelar serviço de telefonia móvel pelo site da operadora é fácil? Nós testamos!

Pela nova regulamentação da Agência Nacional de Telecomunicações, desde o dia 8 de julho, consumidores podem cancelar assinaturas de telefone fixo e celular (além de internet e TV por assinatura) sem perder tanto tempo. A escolha pela interrupção do serviço pode ser feita pelo site da prestadora de serviço ou por atendimento telefônico sem a necessidade de falar com nenhum atendente, bastando digitar um número.

A Anatel determina no Art. 21 que o cancelamento por internet deve ser disponibilizado na página da operadora, por meio de espaço reservado ao consumidor, mediante inserção de login e senha, mas conseguir o cancelamento ainda tem sido uma tarefa árdua.

A dificuldade começa pela localização da informação que nem sempre está em lugar de fácil acesso. Testamos os sites das operadoras Vivo,  TIM, Claro e Oi e relatamos nossa experiência abaixo:

Vivo – www.www.vivo.com.br

O site da operadora Vivo é o mais simples para localizar a informação para o cancelamento. No menu superior, ao clicar em “atendimento” abre uma página com o link “cancelamento eletrônico” (o mesmo link também pode ser localizado no rodapé da página). Nesta página há informações sobre os serviços que podem ser feitos, mas não há menção sobre cancelamento. Há campos para fazer login com e-mail e senha. A partir desta etapa não prosseguimos com os testes. Confira os passos abaixo.

1 – Localizamos a opção “cancelamento eletrônico” clicando em “Atendimento” logo na home.

2 – Abre esta página. Em seguida clique em “cancelamento eletrônico”.


3 – Na página não há informações sobre cancelamento entre as opções dos serviços que podem ser acessados ao fazer login.

Tim – www.tim.com.br

No site da operadora TIM, apenas no rodapé da página há um link “cancelamento de linha” abaixo do item “atendimento”. Ao clicar aparece uma lista de perguntas e respostas e uma delas é “como posso cancelar minha linha?” que ao ser clicada abre link com a seguinte resposta: “Você pode cancelar sua linha pela URA (*144) ou no Meu TIM, através do Formulário Digital”. Ao clicar sobre o link abre uma página com informações do que pode ser feito no espaço “Meu TIM”, mas nenhuma das opções é o cancelamento. Também é possível realizar login de acesso, mas a partir desta etapa não prosseguimos com os testes.

1 – Encontramos a opção “cancelamento de linha” dentro do combo “atendimento” em letras miúdas no rodapé da página da operadora.

2 – A página mostra uma série de perguntas e mais parece um FAQ do que uma maneira para efetuar o cancelamento. Clicamos na primeira opção conforme imagem abaixo, e em seguida no link  “Meu Tim, através do Formulário Digital”.

3 – Na página “Meu Tim” não há nenhuma informação a respeito de cancelamento entre os serviços que podem ser efetuados ao fazer login.

Claro – www.claro.com.br

Não conseguimos localizar a opção para cancelar o serviço de telefonia móvel no site da Claro. Clicando em “atendimento” no menu superior, podemos observar que os serviços de TV e telefonia fixa possuem link para cancelamento logo de cara. Seguindo o caminho: “atendimento”, “celular”, “mais opções” e escolhendo “celular” (novamente), o site mostra uma série de opções, exceto cancelamento. Escrevendo “cancelamento de celular” na área de busca, também não surge nenhuma possibilidade. Desta forma concluímos não ser possível realizar a tarefa de cancelar uma linha de celular da Claro através do site da operadora.

1 – Ao clicar em “atendimento”, não há informações sobre cancelamento de linha de celular. também não há informações em nenhuma outra parte da página inicial. Clicamos em “mais opções”.

2 – Esta foi a página que abriu e então clicamos em “celular”.

3 – A página que abre é esta abaixo e também não consta nenhuma informação sobre cancelamento.

4 – Procuramos “cancelamento de celular” no campo de busca.

5 – O resultado da busca (duas páginas) não traz nenhum item que mencione “cancelamento de celular”ou algo similar.

Oi – www.oi.com.br

No site da operadora Oi o link para cancelamento de linha está apenas no rodapé da página. No menu inferior “Serviços Oi” aparece o link “Reclamação e Cancelamento de Produtos”. Ao clicar surge uma página com uma série de opções dos serviços que podem ser realizados na área de atendimento que variam de visualização de contas a análise de consumo, mas não há nenhuma menção sobre cancelamento. No lado direito há espaço para login, mas a partir desta etapa não prosseguimos com os testes.

1 – A opção de cancelamento aparece apenas no rodapé da página em letras miúdas.

2 – Na página “Minha Oi” não há menção sobre cancelamento de linha  entre os serviços que podem ser efetuados ao fazer login.

Conheça todas as novas regras da Anatel acessando aqui.