Um dos impostos que mais geram polêmica e revolta quando existe algum aumento é o da gasolina. Mas você sabia que é possível economizar na hora de abastecer mudando apenas o horário em que você leva o carro ao posto?

IStock/aydinmutlu

Créditos: IStock/aydinmutlu

Entenda como a temperatura pode interferir no abastecimento de gasolina

Para entender isso, não é necessário recorrer à calculadora, basta analisar a temperatura do dia e ver a posição do sol em relação às bombas de combustível. Por mais que não pareça, a gasolina e o etanol sofrem alterações de volume de acordo com o calor do momento. Esse efeito é conhecido como contração térmica ou expansão.

Basicamente, quando a temperatura sobe, o volume do combustível se expande e ocupa um espaço maior que o normal, enquanto quando o clima esfria, as moléculas voltam a ficar mais concentradas e se acumulam em menor espaço.

Na prática, o excesso de calor faz o processo de expansão acontecer e o combustível evapora com mais rapidez. Isto posto, o ideal é que você escolha um momento do dia em que a temperatura não esteja muito alta, isso evitará que esse efeito comprometa na quantidade de combustível que seu tanque receberá.

Com informações do UOL - Ciência e Saúde.

App de descontos em restaurantes e postos de gasolina opera em SP