Confira dicas para economizar nas ceias de Natal e Ano Novo

Crédito da imagem: iStock

Fim de ano é época de celebrar todas as conquistas e planejar as próximas realizações. No entanto, para começar 2015 com o pé direito, o ideal é não transformar a comemoração em dívida e controlar os gastos das festas.

Para ajudá-lo nesta tarefa, confira as dicas elaboradas pela Fundação Procon e brinde o novo ano que já está chegando!

Antes das compras

– Planeje o cardápio da ceia que deseja servir, listando todos os alimentos, bebidas e ingredientes que pretende utilizar. Isso evita compras desnecessárias e por impulso.

– Pesquise os preços dos produtos levando em conta a oferta, a quantidade, a qualidade e sua preferência.

– Estabeleça um limite para seus gastos. Se um produto desejado estiver com preço muito elevado, verifique a possibilidade de o substituir por outro.

Na hora da compra

– Avalie o estabelecimento comercial: verifique as condições de higiene, iluminação, armazenamento e manuseio dos produtos. Isso pode ajudar a evitar a compra de produtos deteriorados, violados ou sem higiene.

– Procure informações sobre o produto: leia atentamente as embalagens e rótulos dos produtos, observando suas características e condições de conservação. Observe também as informações nutricionais, pois elas
auxiliam na escolha de alimentos mais saudáveis e adequados às suas necessidades.

– Não se esqueça da data de validade: se o produto estiver vencido, não compre; reclame e denuncie o estabelecimento comercial.

– Observe os alimentos: cor, textura e odor. Havendo qualquer sinal de alteração, não adquira, pois podem estar impróprios para consumo.

– Na compra de enlatados: não compre embalagens que estejam estufadas, amassadas ou enferrujadas, pois esses danos podem levar à contaminação dos produtos.

– Ao comprar frutas: fique atento para que não estejam machucadas, batidas ou picadas por insetos. As frutas frescas de época geralmente são mais baratas que as frutas secas e podem ser uma opção de sobremesa ou fazer parte das saladas mistas. Evite comprar frutas e legumes com muita antecedência, pois estragam facilmente.

– Ao comprar bebidas: não adquira as que estiverem próximas a locais aquecidos, expostas ao sol e perto de produtos de higiene e limpeza. Tudo isso pode contaminar o produto. Observe no rótulo o tipo de bebida e seus componentes.

– Examine o líquido da garrafa, verificando se não há sujeira. No caso de vinhos e espumantes, observe se a rolha está em boas condições ou se há manchas no rótulo e dê preferência àquelas que estiverem menos expostas à luz, pois muita luminosidade pode afetar sua qualidade.

– Acompanhe as promoções: verifique folhetos publicitários, percorra os estabelecimentos comerciais etc. Nessa época, a concorrência entre os fornecedores é grande e o consumidor que estiver atento pode se beneficiar.

– Verifique as condições de armazenamento dos congelados: carnes, aves, peixes pré-embalados e congelados em geral devem estar armazenados em balcões frigoríficos. A existência de poças de água próximas aos balcões ou de gelo acumulado no freezer podem indicar que não houve refrigeração em temperatura adequada, que o freezer foi desligado durante a noite ou que está com defeito; assim, os alimentos podem estar danificados. As embalagens não podem conter bolhas ou líquido.

Dicas gerais

– Sempre que possível, leve uma caixa de isopor ou bolsa térmica quando for comprar alimentos congelados.

– Pegue os alimentos congelados e refrigerados somente quando for encerrar suas compras.

– Ao adquirir bebidas gaseificadas evite agitar as garrafas, pois podem “explodir”.

– Compre apenas a quantidade que você considera suficiente para o consumo, evitando desperdício.

– Não compre produtos de ambulantes e de origem duvidosa sem controle sanitário, pois podem trazer riscos a sua saúde.

– Ao constatar irregularidades, procure solucioná-las com a gerência do estabelecimento ou com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do fabricante. Caso não tenha sucesso, procure um órgão de defesa do consumidor de sua cidade.