Consumidores começam a receber sacolas verdes no comércio de São Paulo

 
Desde domingo (05) na cidade de São Paulo, as sacolinhas de plástico não biodegradável que até então eram utilizadas nos supermercados e no comércio em geral, foram substituídas por outro tipo mais resistente, produzidas à base de cana de açúcar. A mudança se deve à entrada em funcionamento das novas determinações da Prefeitura de São Paulo, que proíbem as tradicionais sacolas plásticas brancas nos estabelecimentos comerciais da cidade.

A mudança também chega com mais uma surpresa para o consumidor: quem quiser utilizar as sacolas para levar suas compras para casa terá que pagar cerca de R$ 0,10 por unidade.

Consumidores que optarem pelo uso das novas sacolas também precisam ficar atentos: a lei estabelece que a sacola deverá ser descartada apenas com lixo reciclável (metal, papel, plástico e vidro). O lixo orgânico ficará restrito a um modelo cinza. Quem não seguir a determinação receberá advertência e, depois, multa de até R$ 500.

Lembramos que o consumidor não é obrigado a utilizar as novas sacolas e que pode levar suas compras para casa em sacolas retornáveis.