Especialistas dão dicas para consumidor aproveitar a Black Friday sem dor de cabeça

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A Black Friday Brasil começa a partir da meia-noite desta sexta-feira (28) e vai até meia-noite de sábado (29). Com a enxurrada de e-mails anunciando promoções, os consumidores precisam ter cuidado na hora de fechar suas compras para evitar problemas, fugir de golpes e não ser enganado com preços maquiados. Pensando nisso, o projeto Fraude Zero Catraca Livre procurou especialistas para ajudar nossos leitores a aproveitarem a Black Friday ao máximo e sem dor de cabeça.

Confira abaixo!

“Quando você decide comprar alguma coisa é preciso iniciar uma pesquisa de preços com antecedência para ter a noção exata de quando o produto está com um preço realmente interessante. Também é necessário que as pessoas verifiquem os produtos com bastante critério antes de comprar. Existem objetos como televisões e celulares, por exemplo, que ganham novos modelos e as lojas acabam empurrando ao consumidor os antigos para desovar estoque sem que ele se dê conta de que está comprando um modelo ultrapassado”. Samy Dana, professor de finanças da FGV

“Só compre em lojas que possuam um histórico positivo de vendas e entregas. Durante o evento, muitos golpistas se aproveitam para criarem lojas falsas e venderem produtos que nunca existiram. Por se tratar de um evento em que preço baixo é tudo, muitos consumidores atraídos pelos preços baixos acabam caindo em armadilhas”. Patrick Nogueira, CEO do site Baixou

“Na Black Friday as pessoas costumam fazer um grande número de compras por conta dos menores preços, no entanto, como isso foge da normalidade do comportamento do consumidor, algumas operadoras de cartão de crédito bloqueiam o uso do cartão por acreditarem se tratar de fraude. É recomendável ligar para a operadora do cartão e informar que um número de compras fora do convencional será realizado na data para evitar o bloqueio”. Pedro Eugênio, criador do site Busca Descontos e idealizador da Black Friday Brasil

“Não é apenas porque se trata de um evento que tem o desconto como atração principal que o consumidor deve achar que valores absurdamente baixos são confiáveis. Existe uma série de golpistas que criam sites com endereços bastante parecidos aos das lojas famosas com intuito de enganar o consumidor. É fundamental dar preferência às lojas mais conhecidas e com boa reputação e não esquecer de comparar os preços dos produtos desejados antes de fechar negócio.”
Mauricio Vargas, diretor do Reclame Aqui

“Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial – por telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos, internet – o consumidor tem prazo de sete dias para desistir da compra, contados a partir da aquisição do produto ou de seu recebimento. O Código de Defesa do Consumidor estabelece prazo de 30 dias para reclamações sobre problemas aparentes ou de fácil constatação, no caso de produtos não duráveis, e de 90 dias para bens duráveis, contados a partir da constatação do problema”. Alexandre Modonezi, diretor executivo da Fundação Procon

“No carrinho de compras, quando já selecionou o produto a ser comprado, verifique se o site possui HTTPS antes do endereço, isso atesta que todas as informações inseridas no site serão criptografadas. O HTTPS também é conhecido como “cadeadinho” na barra de navegação. Outra dica importante é que o consumidor precisa ficar atento aos e-mails de promoções recebidos. Antes de clicar, passe sempre o mouse sobre o link e verifique o endereço que aparece. Golpistas criam páginas com endereços similares aos das lojas para roubar dados dos consumidores”. Bernardo Carneiro, CEO do site Blindado e especialista em segurança virtual