Catraca Livre
Economize

Golpe de promoção falsa da Kopenhagen engana 300 mil em 24h

A função da vaga é auxiliar os consumidores escolherem seus ovos direto das gondolas nos supermercados

Um golpe que está se disseminando rapidamente no WhatsApp já lesou 300 mil brasileiros em apenas 24h. Como de costume, os criminosos usam marcas famosas com promoções que parecem boas demais para ser verdade, justamente porque são. Nesta semana mesmo um golpe semelhante no WhatsApp que fingia ser do Boticário veio à tona.

Neste caso agora foi a loja de chocolates Kopenhagen, com a disseminação de um cupom falso que promete o direito de retirar um Ovo Língua de Gato nas lojas. No golpe, identificado pela empresa de segurança PSafe, as vítimas recebem um voucher falso no mensageiro e são direcionados a uma página na qual deve responder a três perguntas relacionadas à marca.

Créditos: Divulgação

 

A página leva a sites maliciosos que infectam o computador ou baixam apps falsos que deixam o celular vulnerável a novos crimes. Após responder às perguntas, o usuário é levado a compartilhar o link do cupom com dez amigos ou grupos via WhatsApp para, a partir disso, ter acesso ao falso cupom que lhe daria direito a retirar um Ovo Língua de Gato nas lojas Kopenhagen.

“Essa falsa campanha apresentou uma rápida curva de crescimento na quantidade de acessos nas últimas 24 horas, o que nos leva a crer que os cibercriminosos estão fazendo sua divulgação por meio de propagandas incentivadas em outras plataformas além do aplicativo de mensagens instantâneas”, comenta Emilio Simoni, gerente de Segurança da PSafe.

Veja abaixo imagens do golpe:

Créditos: Divulgação

 

Créditos: Divulgação

Golpe promete ovos de graça da Kopenhagen

Outbrain