Golpistas criam site falso do Ponto Frio e oferecem iPhone 6 por R$ 1 mil; veja dicas para não cair em golpes

Site falso imita as características do site original e oferece iPhone 6 por apenas R$ 1 mil
Site falso imita as características do site original e oferece iPhone 6 por apenas R$ 1 mil

 O Tecmundo fez uma denúncia alertando sobre a existência de um site falso do Ponto Frio que tem enganado vários consumidores. Imitando o layout da loja, a página oferece o iPhone 6 de 16 GB por apenas R$ 1 mil – o valor de mercado é de cerca de R$ 3 mil.

Para uma pessoa que não preste muita atenção nos detalhes, o golpe é quase imperceptível, pois os criminosos tomaram o cuidado de criar alguns links para a loja original. Mas a fraude fica evidente não apenas por conta do valor cobrado pelo produto que é muito abaixo do real, mas também pela URL da página que é diferente.

Para ajudá-lo a não cair em golpes como este, fizemos uma lista de dicas:

• Cuidado ao clicar em links recebidos por meio de e-mail marketing. Confira a extensão do destinatário do e-mail e veja se corresponde ao da loja. Esses links podem lhe levar a sites que são cópias dos originais, mas que servem apenas roubar seus dados.

• Veja se o endereço da loja é realmente dela ou existe uma outra palavra. Por exemplo, sua loja predileta é www.loja.com.br e você vê um site www.oferetasrelampagoloja.com.br , desconfie.

• Atualize seu antivírus e verifique se seu sistema operacional está atualizado.

• Nunca envie os dados de cartão de crédito ou qualquer outra informação pessoal por e-mail ou por telefone, mesmo que quem solicite se identifique como representante da loja.

• Salve os comprovantes da compra e pagamento para ter provas caso ocorra algum problema, seja ele qual for.

• Pesquise os valores do produto com antecedência, pelo menos um mês antes da Black Friday, algumas lojas aumentam os valores antes da Black Friday e depois oferecem um desconto que na verdade trata-se do valor original de venda do produto. Procure pelos produtos que deseja comprar e veja o quanto às lojas cobram por ele.

• Veja se a loja expõe dados como CNPJ, endereço oficial, telefone, e-mail. Se desconfiar, entre em contato para confirmar.

• Salve as informações da loja para entrar em contato em outro momento caso surja algum imprevisto.

• Todas as normas do CDC (Código de Defesa do Consumidor) continuam valendo na Black Friday. Como troca e direito de arrependimento, por exemplo.

• O reclame aqui é um canal para relatar problemas, mas procure falar com a loja antes. Só recorra ao Reclame Aqui ou mesmo ao Procon depois que seu atendimento for negado ou se a loja não conseguir solucionar seus problemas de forma satisfatória.

• Veja por esses canais o histórico da loja. Se ela possui reclamações ou mesmo processos.

• Não utilize computadores públicos como os de bibliotecas, lan houses ou outros pontos de acesso gratuito. Isso pode expor seus dados.

• Existem bancos que oferecem a opção de ser informado por SMS quando existe movimentação do cartão de crédito ou na conta corrente. Vale a pena ter esse tipo de serviço, afinal, será mais fácil identificar se está sendo vítima de alguma fraude.

• Identifique se o e-commerce apresenta o selo Site Blindado, que identifica que o site investe em segurança e segue parâmetros que o credenciam a exibir o selo. Os sites que possuem o selo são auditados diariamente e regularmente fazem testes para identificar e corrigir alguma brecha de segurança no site.

• No carrinho de compras, quando já selecionou o produto a ser comprado, verifique se o site possui HTTPS antes do endereço, isso atesta que todas as informações inseridas no site serão criptografadas. O HTTPS também é conhecido como “cadeadinho” na barra de navegação.