Instituto Akatu lança plataforma de teste de consumo consciente

O Instituto Akatu lançou nesta quarta-feira (15/10), uma plataforma de teste de consumo consciente para avaliar o perfil de pessoas e da comunidades.

“Conhecer o seu nível de consciência com relação aos atos de consumo é o primeiro passo de cada pessoa para a mudança de comportamento em favor do consumo consciente e de estilos mais sustentáveis de vida. A nova plataforma entrega às pessoas informações sobre o seu grau de consciência e aponta caminhos para a transformação de hábitos no sentido de um presente e um futuro mais sustentáveis”, afirma Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu.

Através da ferramenta, cada pessoa conhece em tempo real seu grau de consciência diante dos atos de consumo (sabendo se é um consumidor indiferente, iniciante, engajado ou consciente) e fica sabendo em que perfil de consumo se encontra, se comparado com o perfil dos demais brasileiros, delineado pela Pesquisa Akatu realizada periodicamente.

O consumidor tem suas práticas avaliadas de forma segmentada por categorias de consumo: Economia de recursos, Planejamento do consumo, Reuso e reciclagem de materiais e Compra de produtos sustentáveis, facilitando a mudança de comportamento.

Para realizar o teste, o usuário se cadastra em www.tcc.akatu.org.br e responde a perguntas simples sobre comportamentos e valores relacionados ao processo de consumo. Finalizada esta etapa, o usuário acessa um relatório comparativo em que consegue visualizar sua posição na escala do Akatu (se é um consumidor indiferente, iniciante, engajado ou consciente), sua posição com relação aos demais brasileiros e em que categorias suas práticas de consumo já são mais conscientes.

Neste momento o usuário ainda tem contato com dicas mobilizadoras que mostram impactos de consumo. Na sequência, o usuário tem a oportunidade ainda de, ao responder à segunda etapa do teste, receber sugestões customizadas de caminhos a seguir para mudar de comportamento, baseada nas suas práticas de consumo.

www.tcc.akatu.org.br

Por Redação