Mais de 12 mil queixas sobre Black Friday foram registradas no Reclame Aqui; confira as lojas campeãs

A Black Friday Brasil 2014 fechou com mais de 12 mil reclamações no Reclame Aqui. As reclamações mais recorrentes foram relacionadas a problemas de navegação no site, maquiagem de preços, incluindo a famosa oferta “metade do dobro”, em que a loja apresenta descontos de até 50% sobre preços que aumentou pouco antes da promoção, além de dificuldades de continuar a compra depois que o produto é colocado no carrinho da loja virtual.

Os problemas de lentidão nos sites das empresas também causaram muita dor de cabeça para os consumidores. Outra forma de maquiagem identificada pelos consumidores foi a cobrança de frete caro, compensando o desconto no preço.

“Quem mais aprendeu nessa Black Friday foi o consumidor” Para o diretor de marketing do Reclame Aqui, Felipe Paniago, o consumidor está mais bem informado e isso foi um ganho para a edição 2014 da Black Friday Brasil. “Percebemos que os brasileiros aprenderam bastante com os problemas do ano passado e pesquisaram muito mais antes de comprar neste ano. Ou seja, quem mais evoluiu nessa edição foi o consumidor”.

A loja que terminou na liderança do ranking foi a Americanas.com, com 1.221 reclamações, seguida pela Submarino (1.100), Saraiva (682), Shoptime (235) e KaBuM! (197). Só as duas primeiras colocadas somaram 2.321 queixas e superaram o número de reclamações que ambas recebem em média em um mês, que é de 2.046 reclamações.

Veja o ranking completo abaixo: