Máquina que troca garrafa vazia e dá desconto chega a todo Brasil

Depois de comprar o primeiro vasilhame, consumidor só precisa levar o casco vazio até a máquina e, assim, retirar um ticket de desconto para novo retornável

Com informações do site CicloVivo

Em busca de soluções sustentáveis para um mundo cada vez mais comprometido ambientalmente, a cervejaria Ambev anunciou o investimento de R$ 1,5 milhão no desenvolvimento de uma máquina própria de coleta de garrafas retornáveis. O objetivo, segundo os idealizadores, é facilitar a troca dos vasilhames para os consumidores.

Estudos técnicos garantem que o investimento da empresa, que antes importava a tecnologia, deve gerar economia de até 70% nos custos logísticos da operação. Desde que adotou a prática, a companhia conta com cerca de 900 equipamentos em supermercado de todo país. A expectativa é de que, até o final de 2017, mais 500 máquinas sejam levadas para grandes capitais.

Economizando por um mundo mais sustentável 

Além ação ambiental, as máquinas de coleta oferecem descontos ao consumidor que faz a troca de garrafas: depois de comprar o primeiro vasilhame, ele só precisa levar o casco vazio até a máquina e, assim, retirar um ticket de desconto para a compra de um outro retornável.

A economia pode chegar até 30%, já que, após a primeira compra, o cliente não paga por uma nova embalagem.. Assim, ao adquirir uma garrafa retornável o consumidor economiza no preço da cerveja, além de gerar impacto no meio ambiente.

Vantagens sustentáveis

Segundo pesquisa divulgada pela empresa,  70% dos entrevistados já perceberam que as retornáveis são a opção mais barata e 21% consome esse tipo de vasilhame por enxergar suas vantagens sustentáveis. Esse resultado mostra que a ampliação da oferta de garrafas de vidro retornáveis é uma estratégia que tem dado certo.

No ano passado, a venda de cervejas da Ambev nessas embalagens cresceu 64% nos supermercados. Hoje, uma em cada quatro garrafas comercializadas pela cervejaria neste canal já é retornável. Por isso, a companhia está investindo em processos que facilitem a troca e o transporte desses vasilhames e também na ampliação de seu portfólio, com a aposta nas minirretornáveis, as garrafinhas de 300 ml.