Modelo de supermercado colaborativo troca horas de trabalho por descontos

O The People’s Supermarket, (“O Supermercado do povo”) foi criado em Londres em 2009 com uma proposta completamente diferente. Neste modelo as pessoas tornam-se membros do negócio e oferecem horas de trabalho voluntário em troca de descontos nas compras.

A missão do estabelecimento é criar uma empresa comercialmente sustentável e social, que atinge seu crescimento e metas, enquanto opera com base no desenvolvimento comunitário. A intenção é oferecer uma rede alternativa de compra de alimentos, através da ligação de uma comunidade urbana com a comunidade agrícola local.

Qualquer pessoa pode comprar no supermercado. Porém, quem se torna um membro tem alguns benefícios, direitos e responsabilidades a cumprir, como: pagar uma taxa anual de 25 libras, trabalhar voluntariamente em um turno de 4 horas a cada 4 semanas, comprar regularmente no local, fazer “marketing boca-a-boca” e manter-se informado sobre o que está acontecendo na empresa.

O supermercado também tem o compromisso de reduzir ao máximo o desperdício de alimentos. Uma das formas encontradas para isso foi a criação de uma “cozinha-restaurante” que prepara pratos com alimentos que estão com a data de vencimento próxima. As refeições devem ser nutritivas e saudáveis, sem conservantes e açúcar em excesso, para os clientes levarem prontas para casa.

Fonte: Super Interessante