Para evitar desperdício, site permite que mercados e restaurantes vendam comida prestes a vencer

Um site criado pelos americanos Margaret Tung, Jason Chen e Anuj Jhunjhunwala pode ser uma solução para a comida que é desperdiçada por supermercados e restaurantes. O PareUp, que por enquanto funciona apenas na cidade de Nova Iorque, tem como objetivo reduzir o desperdício de comida conectando pessoas com estabelecimentos que estão com excesso de comida.

O funcionamento do sistema é simples. As lojas cadastram os produtos que estão perto da data de validade ou que estão sobrando e acabarão estragando sem serem utilizados, e os consumidores podem comprá-los por um preço bem mais em conta.

Vale também para padarias e confeitarias que não conseguiram vender todos os produtos que foram confeccionados no dia e que acabariam no lixo. Neste caso, o estabelecimento disponibiliza os produtos entre uma e três horas antes de fechar suas portas. O interessado faz a compra pelo site e se responsabiliza pela retirada do produto.

Desta forma, as empresas lucram com a comida que acabaria sendo jogada fora e consumidores podem comprar produtos bons por preços melhores. Ou seja: todos ganham.

Sessenta bilhões de quilos de comida vão parar em depósitos de lixo todos os anos nos Estados Unidos, de acordo com o Departamento de Agricultura. Carnes, aves e peixes (30%), vegetais (19%) e produtos lácteos (17%) estão no topo da lista dos alimentos mais desperdiçados. Dos alimentos disponíveis em supermercados e restaurantes, 10% são desperdiçados, e dos alimentos comprados por consumidores, a quantidade chega a 21%.

Atualmente as negociações do PareUp são feitas apenas através do site, mas a equipe está desenvolvendo um aplicativo que deverá ser lançado ainda este ano.

www.pareup.com