Rede brasileira de supermercados pratica ações eficientes de combate ao desperdício de alimentos

De acordo com levantamento realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Empraba), o desperdício de alimentos no Brasil chega a 40 mil toneladas por dia. Anualmente, a quantia acumulada é suficiente para alimentar cerca de 19 milhões de pessoas diariamente.

Por conta desses dados alarmantes, ações de incentivo ao aproveitamento de alimentos e de combate ao desperdício são cada dia mais necessárias. O GPA – por meio das redes Extra e Pão de Açúcar – dá um bom exemplo de como iniciativas deste gênero podem ser eficientes.

Há 19 anos, o GPA deu início a um projeto de doações e parcerias, que já beneficiou muitas instituições assistenciais. No programa “Parceria Contra o Desperdício”, participam lojas do Pão de Açúcar e Extra, as quais doam frutas, legumes que não estejam nas condições apreciadas pelo consumidor, mas apropriadas sim para o consumo.

Mensalmente, uma média de 250 toneladas de alimentos são doados a aproximadamente 280 instituições validadas pelo Instituto GPA em todo o País. Estas instituições assinam um termo de compromisso, responsabilizando-se pelo transporte e conservação dos itens doados. O programa acontece em 218 lojas, totalizando 1.518 toneladas de alimentos doados, de janeiro a junho de 2014.

Outra ação para reduzir o desperdício de alimentos nas lojas Extra e Pão de Açúcar e que também proporciona mais uma vantagem financeira aos clientes, é a venda de produtos com validade próxima à data de vencimento com descontos de até 40%.

Os itens são agrupados em um local diferenciado nas lojas de acordo com sua categoria (perecíveis e não perecíveis), contando com sinalização própria para facilitar a identificação dos clientes. A ação tem como objetivo, além de se tornar uma alternativa para economizar, aumentar o giro desses itens na loja, evitando que vençam e sejam descartados. Dessa forma, as redes reduzem o desperdício de alimento em suas lojas.