Supermercado faz campanha contra desperdício de alimentos oferecendo frutas e legumes feios com desconto

Quando vamos ao supermercado e encontramos frutas e legumes viçosos e perfeitos, nunca paramos para pensar que toneladas de alimentos que não passam pelo controle de qualidade exclusivamente devido à sua aparência, são jogados no lixo. Por isso a varejista Intermarché, terceira maior rede de supermercados da França, decidiu inovar.

Com a campanha “Frutas e legumes feios” (em francês, Les fruits & légumes moches), frutas e legumes desfigurados aparecem em cartazes acompanhados de frases como: “Uma maçã grotesca por dia te deixa longe dos hospitais para sempre”, “Batata ridícula eleita miss purê 2014”, “Uma laranja horrível faz um suco maravilhoso”, entre outras.

Tudo vendido com no mínimo 30% de desconto, mas para convencer o público a campanha usou ainda mais uma estratégia e ofereceu sucos e sopas confeccionados com estes alimentos para degustação gratuita.

A campanha foi um sucesso. Apenas nos dois primeiros dias de ação, a rede vendeu 1,2 tonelada de alimentos disformes por loja gerando 24% de aumento de movimento das lojas.

A inciativa ajudou a conscientizar as pessoas sobre a questão do desperdício de comida. A Europa declarou 2014 como o “ano contra o desperdício de comida”. Segundo a FAO, o braço da ONU responsável pela área de alimento, a quantidade de comida desperdiçada no continente daria para alimentar 200 milhões de pessoas.

Ative a legenda em português no vídeo abaixo: