Viajar, ter carro próprio e fazer cirurgia plástica estão entre os principais sonhos de consumo do brasileiro

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Um estudo encomendado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de Educação Financeira Meu Bolso Feliz revela que os maiores sonhos de consumo do brasileiro são, por ordem de prioridade: fazer uma viagem para o exterior (15%), fazer uma viagem nacional (12%), comprar um carro (9%), fazer viagens de final de semana (8%) e fazer uma cirurgia plástica (7%). O estudo foi realizado junto a 620 pessoas maiores de 18 anos, de todas as 27 capitais brasileiras.

Por outro lado, essas pessoas afirmam que, em média, somente três em cada dez sonhos de consumo (27%) já foram realizados. Os mais citados foram viajar (31%), frequentar restaurantes, bares e boates (22%), seguido da compra de itens relacionados à beleza (8%) e da compra de eletrônicos (7%). Dentre os sonhos de consumo ainda não realizados, 89% se devem ao fato de irem além da capacidade financeira dos entrevistados. Em geral, cada desejo apontado pelos pesquisados custa em média R$ 5,4 mil. Este valor aumenta para R$ 6,4 mil entre os pertencentes às classes A e B e cai para R$ 4,8 mil entre os consumidores das classes C, D e E.

Três em cada dez entrevistados (35%) não sabem quando irão concretizar seus sonhos de consumo. Em 21% dos casos, as pessoas acreditam que a realização deve levar entre um e três anos. Por fim, 11% dos entrevistados acreditam que seus desejos nunca vão se tornar realidade.

Segundo a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o estudo também apontou o motivo por que a maioria dos brasileiros ainda não conseguiu concretizar suas principais realizações materiais. “Apesar de grande parte das pessoas ouvidas no estudo entender que é preciso se planejar para alcançar seus objetivos, 74% delas não têm uma reserva financeira total para este fim, ou seja, não guardam todo o dinheiro necessário para realizar esse sonho”, explica.