Neste início de outubro, São Paulo será palco da primeira “Virada da Educação” – o Valeu, Professor! –, com 24 horas de arte, cultura, esporte e lazer espalhados em parques, museus e nos Centros Educacionais Unificados (CEUs). A festa começa às 18 horas de 2 de outubro e vai até o dia seguinte. A Casa das Rosas e o Museu da Língua Portuguesa preparou uma programação especial que entra na madrugada do dia 3.

Casa das Rosas

Sexta-feira, 2 de outubro, 20h.
Fórum de discussão: Prazeres e desafios da literatura juvenil
Dois olhares sobre o adolescente urbano
Com os escritores Ricardo Azevedo e Marcelo Carneiro da Cunha.
Mediação de Ana Lúcia Brandão.

Sexta-feira, 2 de outubro, 21h.

Espetáculo de dança “Felisdônio”

Com Cia. Micrantos.
A Micrantos Cia. de Dança e o Ornamento da Massa apresentam o resultado de sua residência artística na Casa das Rosas, entre março e setembro de 2009. O programa inclui pequenos atos de dança, entrecortados por palavras das Memórias Inventadas, de Manoel de Barros, reverberando a ideia do poeta: “quisera uma linguagem que obedecesse à desordem das falas infantis do que às ordens gramaticais”. Serão apresentadas “Felisdônio”, “Tempo”, “Aula”, entre outras. Ingressos à venda na recepção da Casa das Rosas.

Sexta-feira, 2 de outubro, 23h.
Sarau Língua: textos de Camões a Caetano
Evento lítero-musical produzido pelo NAC – Núcleo de Ação Cultural do CEU Alvarenga para o projeto “Valeu, Professor!”, em comemoração ao Mês da Educação. A noite contará com apresentações de textos emblemáticos da língua portuguesa por professores que também atuam como poetas, escritores, músicos, compositores, bailarinos, atores e performancers.

Participações especiais:
Suíte em Trio;
KOPANODE – James Bantu e Dena;
Projeto M.A.R.C.A;
Grupo Art'e;
Júnior Gonçalves.

Museu da Língua Portuguesa

Sexta-feira, 02 de outubro
O repentista César Obeid dará as boas vindas aos professores. As apresentações acontecem entre 19h e 21h, no pátio de acesso.
Curso para os Professores, com Caco Mattos
Apresentações e performances com o repentista César Obeid e os atores Caco Mattos e Daniela Biancardi, às 19h e 20h.
Neste dia o museu ficará aberto até 22h (a bilheteria fecha às 21h. A partir das 17h, a entrada será gratuita.
O Museu também realizará visitas monitoradas para grupos de 20 pessoas às 19h e 20h. A inscrição deve ser feita no balcão da recepção, 10 minutos antes.

Virada da Educação